23 de julho de 2013

O silêncio das sanfonas


MORRE DOMINGUINHOS, O REI DA SANFONA

Terminou na noite de hoje uma árdua batalha pela vida que durava há pelo menos sete meses, e uma intensa voz do sertão nordestino se calou.

O cantor e compositor pernambucano Dominguinhos morreu as 18hs no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele tinha 72 anos e estava com complicações infecciosas e cardíacas, doença que o levou ao coma induzido em 17 de dezembro passado, não voltando à vida desde então. O seu último show foi quatro dias antes, em Exú, no sertão de Pernambuco, quando se comemorava os 100 anos de Luiz Gonzaga, o "rei do baião".

Nascido em Garanhuns no dia 12 de fevereiro de 1941, José Domingos de Moraes começou a carreira ainda na infância, tocando sanfona de oito baixos no grupo Os Três Pinguins, que formou com dois irmãos.

Na adolescência, mudou para o Rio de Janeiro e procurou Luiz Gonzaga, o rei do baião, que lhe dera seu endereço anos antes. Dominguinhos, na época apelidado de Neném do Acordeon, tornou-se herdeiro musical de Gonzaga, morto em 1989.

Considerado um dos principais nomes do forró, o músico gravou sucessos como "De Volta pro Aconchego", "Isso aqui tá bom demais" e "Eu Só Quero um Xodó" durante uma carreira de mais de cinco décadas.

FONTE: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário