16 de junho de 2013

ESPANHA 2 X 1 URUGUAI: VITÓRIA SEM SURPRESAS

2X1

Torcedores ambiente Uruguai x Espanha (Foto: Victor Canedo)Torcedores ambiente Uruguai x Espanha (Foto: Edgard Maciel)
Pedro Rodriguez gol, Espanha x Uruguai (Foto: Getty Images)
Pedro Rodriguez comemora, Espanha x Uruguai (Foto: EFE)

JOGO #03: ESPANHA FAZ O NECESSÁRIO E VENCE URUGUAI

E a Fúria deu as caras na Copa das Confederações. Mesmo que só no primeiro tempo, com um futebol envolvente e cheio de troca de passes, a Espanha derrotou o Uruguai por 2 a 1, no segundo jogo oficial da novíssima Arena Pernambuco, na região metropolitana de Recife.

Antes do jogo, espanhóis e uruguaios apresentaram surpresas nas escalações. De um lado, o atual campeão mundial e bi europeu apostou em Soldado isolado no ataque, com os ajudantes Pedro e Fábregas. Casillas recuperou a titularidade no gol. Já o atual campeão sul-americano colocou em campo a poderosa dupla de ataque com Cavani e Luís Suárez. Diego Forlán, craque da Copa 2010, amargou o banco de reservas.

A Fúria mostrou o que soube fazer de melhor de 2008 para cá, justificando os recentes títulos conquistados. Poderio ofensivo, recomposição sólida, defesa bem postada. E tudo mais do mesmo. A troca de passes ágil que, no final da jogada, resultava em gol. Hoje foram dois.

Vê-se que só deu Espanha no primeiro tempo, com pelo menos dez arremates. O primeiro grande chute, de Fábregas, acertou a trave. Apesar de ficar nesse "quase", a demora para sair o primeiro gol não durou mais que 20 minutos. Em chute sóbrio de fora da área, Pedro Rodríguez acertou o gol, sem chance de defesa para o goleiro Muslera, que completou hoje 27 anos. A bola desviou no capitão uruguaio Lugano antes de entrar.

Depois do gol, a Celeste começou a mostrar suas ameaças. Edinson Cavani tentou de cabeça, mas Casillas defendeu. Enquanto o ritmo pegado continuava, a Espanha tratou de atacar e, depois, ampliar o placar, aos 33 minutos. Em belo passe de Fábregas, Soldado justificou porque conquistou a vaga de titular. O atacante do Valencia, "intruso" no meio de um selecionado de craques de Barcelona e Real Madrid, tocou de leve na bola, encobrindo Muslera. Gol fácil.

No segundo tempo, a equipe só administrou o resultado, priorizando o viciante toque de bola. No total de sua posse, ao final do jogo, registrou-se um número impressionante de 71%.

Nem assim, o Uruguai se abateu e procurou cadenciar o jogo. Não teve sucesso quando chegava ao ataque. Azar ou não, só chegou ao "gol de honra" no final do jogo, quando Forlán já estava em campo, sem conseguir resolver os problemas, a exemplo do botafoguense Lodeiro. Quem marcou foi Luis Suárez, em linda cobrança de falta. Foi lindo, mas foi tarde demais, porque já eram 43 minutos do segundo tempo. Suficiente para os torcedores espanhóis entoarem gritos de "olé" até o fim do jogo.

FICHA TÉCNICA
ESPANHA 2 X 1 URUGUAI
Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)
Data: 16 de junho de 2013, domingo
Horário: 19 horas (de Brasília)
Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP)
Assistentes: Toru Sagara (JAP) e Toshiyuki Nagi (JAP)
Público: 41.705 pessoas
Cartões amarelos: Piqué e Arbeloa (Espanha); Cavani e Lugano (Uruguai)
Gols:
Espanha: Xavi, aos 19 minutos do primeiro tempo, e Soldado, aos 31 minutos do primeiro tempo
Uruguai: Luis Suárez, aos 42 minutos do segundo tempo
ESPANHA: Casillas; Arbeloa, Piqué, Sergio Ramos, Alba; Busquets, Xavi (Javi Martínez) e Iniesta; Pedro (Juan Mata), Fábregas (Cazorla) e Soldado
Técnico: Vicente del Bosque
URUGUAI: Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Godin e Cáceres; Gargano (Lodeiro), Perez (Forlán), Ramírez (González) e Rodríguez; Luis Suárez e Cavani
Técnico: Óscar Tabárez

Essa foi a primeira partida do Grupo B. A outra acontece amanhã, entre Taiti e Nigéria, em Belo Horizonte. Pouco mais de 25 mil ingressos foram vendidos, e a maioria de torcedores deverá apoiar a amadora seleção da Oceania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário