17 de junho de 2013

TAITI 1 X 6 NIGÉRIA: SUPER ÁGUIAS INCANSÁVEIS

1X6

Torcida Taiti, Mineirão (Foto: Valeska Silva)Comemoração Taiti (Foto: Marcos Ribolli)
Taiti x Nigéria (Foto: AP)

JOGO #04: NIGÉRIA GOLEIA TAITI, QUE SAI TENDO O QUE COMEMORAR

O Mineirão assistiu hoje a um jogo que deu gosto de ver, em todos os aspectos. Pouco mais de 20 mil pessoas viram de perto à Taiti e Nigéria. De um lado, a seleção africana que fez protesto por conta de baixo preço de recompensas e quase não embarcou. Do outro, a amadora seleção oceânica.

E a maioria da torcida presente apoiou os Grandes Guerreiros, como são chamados os jogadores do Taiti. Com muito orgulho, com muito amor, seguindo um certo lema ecoado pelos estádios brasileiros. Cruzeirenses e atleticanos se uniram para empurrar esse humilde e simpático time.

Deu muito certo. O jogo foi um espetáculo a parte. O Taiti perdeu, feio, mas encantou mesmo assim. Melhor de tudo, fez um gol, para delírio dos torcedores. No placar final, goleada de 6 a 1 da Nigéria, que cansou de perder gols, mas mereceu o excelente resultado. As Super Águias, incansáveis, lideram o Grupo B pelo saldo de 5 gols, contra 1 da Espanha. Mas se pensar que espanhóis e uruguaios tem chances de marcarem muito mais que seis gols, os nigerianos não terão muito o que comemorar. Alerta?

O JOGO

O apoio aos taitianos foi tanto que até mesmo o hino nacional nigeriano foi vaiado.

Em campo, nada surtiu de bons efeitos. O primeiro tempo terminou 3 a 0 a favor dos africanos. O primeiro gol, aos 5 minutos, foi marcado de um incrível azar. A defesa vermelha afastou a bola, que acertou o juiz salvadorenho Joel Aguilar. Ela sobrou para o lateral Uwa Echiejile, que bateu de fora da área. A pelota desviou em dois (!) jogadores taitianos e entrou. Desespero para o goleiro Samin, que em seguida tomou o segundo gol, feito por Oduamadi. Que viria a fazer o terceiro, em frango do arqueiro.

Mesmo num abismo distante de qualidade técnica das duas equipes, o apoio ao Taiti não se acabou ali. Ficou mais forte. Os números mostraram que eles finalizaram mais que a Nigéria: 9 chutes a 6.

No segundo tempo, continuaram as trapalhadas taitianas. Que arrancaram algumas gargalhadas de quem via de perto.

Aos 9 minutos, essa gargalhada viraria euforia. Em cobrança de escanteio de Varihua, único jogador profissional, Jonathan Tehau subiu mais alto que todo mundo e fez de cabeça, vencendo Enyeama. Gol do Taiti. Festa nas arquibancadas, tomadas de gritos de emoção. Na comemoração, simulação de movimento de uma canoa, muito típico do país da Polinésia Francesa. Na comissão técnica, só faltava chorar. O técnico Eddy Etaeta correu que nem louco. Que festa!

Jonathan é um dos quatro "Tehau" que atuam na seleção. E numa maldosa ironia, viria a contribuir para mais um gol aos 24 minutos. Só que da Nigéria. Varihua perdeu a bola no meio de campo. Mbia carregou a bola e cruzou para a pequena área, rasteiro. Na tentativa de afastar, tanto Varihua como Tehau se enroscaram, assim como o goleiro, e a bola entrou. Gol contra de Tehau.

Ainda deu tempo para Oduamadi fazer seu terceiro gol, se isolando na artilharia da Copa das Confederações. Echiejile virou vice-artilheiro, ao fazer seu segundo e dar números finais ao jogo, em nova trapalhada da defesa.

Placar final, 6 a 1 para a Nigéria. Pouco importou para a humilde equipe do Taiti. Apoiada pela torcida, ela fez a festa. Principalmente na hora de seu primeiro gol numa competição internacional. Um dia que BH não mais esquecerá. Viva o futebol alegre!

Com essa goleada, a Copa das Confederações chegou a 16 gols marcados, somando uma média altíssima de 4 por jogo. É a terceira competição seguida a atingir essa marca expressiva. No entanto, a edição que teve mais gols na primeira rodada permanece sendo a de 1999, no México, quando a rede balançou 17 vezes.

FICHA TÉCNICA
TAITI 1 X 6 NIGÉRIA

Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG) 
Data: 17 de junho de 2013, segunda-feira
Horário: 16 horas (de Brasília) 
Árbitro: Joel Aguilar (El Salvador) 
Assistentes: William Torres e Juan Zumba (ambos do El Salvador) 
Cartão amarelo: Omeruo (Nigéria)

Gols: TAITI: Jonathan Tehau, aos nove minutos do segundo tempo

NIGÉRIA: Echiejile, aos cinco, e Oduamadi, aos nove e aos 26 minutos do primeiro tempo; Jonathan Tehau (contra), aos 24, Oduamadi, aos 31, e Echiejile, aos 35 minutos do segundo tempo

TAITI: Samin; Ludivion, Vallar (Faatiarau) e Jonathan Tehau; Simon (Lemaire), Bourebare, Caroine e Aitamai; Vahirua (Atani), Chong-Hue e Alvin Tehau
Técnico: Eddy Etaeta
NIGÉRIA: Enyeama; Ambrose, Oboabona, Omeruo (Egwuekwe) e Echiejile; Ogude, Obi Mikel e Mba (Ogu); Oduamadi, Musa e Ujah (Ideye) 
Técnico: Stephen Keshi

A competição faz uma pausa amanhã, voltando na quarta com os jogos do Grupo A. De cara, informamos que o duelo entre Brasil x México será apitado pelo inglês Howard Webb, juiz da final da Copa 2010. O argentino Diego Abal comanda Itália x Japão.

EM INSTANTES, O JORNAL DA INTERNET TRARÁ A COBERTURA COMPLETA SOBRE OS PROTESTOS QUE ACONTECEM EM TODO O BRASIL

2 comentários:

  1. Reconheçamos, a Nigéria nem tava afim de jogar diante do esforçado time do Taiti, mesmo que seja o saco de pancada da competição eles sairão felizes com esse gol do Tehau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantos gols a Espanha fará em cima do Taiti? Eis a questão...

      Excluir