28 de junho de 2013

Pioneiro da prisão

O deputado Natan Donadon (PMDB-RO) na Câmara (Foto: Leonardo Prado / Agência Câmara)

As manifestações recentes para um país melhor propiciou a mais um momento importante e vitorioso para a nação brasileira. Pela primeira vez desde a implantação da Constituição de 1988, um deputado federal será preso. Na verdade, já foi.

O deputado federal Natan Donadon (RO), preso na manhã desta sexta-feira (28) pela Polícia Federal em Brasília, foi encaminhado para o presídio da Papuda no início da tarde, segundo informou a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça do DF. Antes, o parlamentar, condenado pelo Supremo Tribunal Federal, passou na Vara de Execuções Penais no centro da capital.

Donadon chegou ao complexo penitenciário, a cerca de 20 km do centro de Brasília, por volta das 15h30, em veículo descaracterizado da PF. Foi primeiro levado para o centro de triagem e de lá seria encaminhado para a cadeia PDF-1, onde ocupará uma cela individual. Segundo o TJ, ele permanecerá em cela separada dos demais enquanto tiver o mandato de deputado federal.

No presídio, ele deve cumprir a pena como os outros detentos, "sem regalias", segundo a assessoria do tribunal, com direito a banho de sol e seguindo a rotina normal da prisão.

O mandado foi expedido na manhã de ontem. Donadon foi condenado à 13 anos, em 2010, por peculato e formação de quadrilha, além de de desvio de dinheiro público, mas recorria em liberdade.

Apesar de preso, continuará com o cargo de deputado. Alvo de processo da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, poderá ter seu mandato cassado. Ela seria decretada em um plenário da Câmara.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário