19 de junho de 2013

#vemprarua


OS PROTESTOS CONTINUAM
E PREÇO DO ÔNIBUS CAI EM SP E RJ

O movimento protestante por todo o Brasil ganhou nome e campanha nacional: Vem pra Rua, que até então era um simples comercial da Fiat, em música cantada por Falcão, vocalista do grupo O Rappa e incentivava a torcida pela seleção na Copa das Confederações, virou um grito de guerra inconfundível e usual para os protestos pelo país.

Protestos esses que começam a surtir efeitos rápidos.

Nesta noite, foram anunciadas, simultaneamente, a redução da tarifa de ônibus em São Paulo e Rio de Janeiro. Na capital paulista, o prefeito Fernando Haddad confirmou que o preço voltará a ser 3 reais a partir do dia 24. O mesmo vale para o Rio de Janeiro, com o anúncio de Eduardo Paes, mas com o preço ainda menor, de R$ 2,75. Agora, capitais como Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Belém, entre outros, lutam por novas reduções nos preços.

Grupo protesta contra gastos da Copa e contra corrupção (Foto: Gioras Xerez/G1)

Por hoje, as grandes manifestações se concentraram em Fortaleza, antes do jogo entre Brasil e México. Mais de 20 mil protestantes criticaram, sobretudo, o gasto bilionário por conta das construções dos estádios para a próxima Copa do Mundo. Houve confronto com a polícia militar. 

Manifestação em Cuiabá - 02 (Foto: Dhiego Maia/G1)

Quase pelo mesmo motivo, o povo de Cuiabá saiu as ruas nesta noite para manifestações. Reivindicações por melhoras no transporte público, além da luta pela redução da passagem do ônibus também foram ecoados pelos manifestantes.

Policiais dispararam tiros de borracha para conter tumulto (Foto: Gabriel Penha/G1)


E em Macapá, policiais trocaram tiros de balas de borracha com os protestantes, que pediam por melhorias na área da saúde. Estima-se que quase 25 mil pessoas participaram dos protestos. O comércio local foi bastante afetado.

Protesto em Estocolmo teve cerca de 200 pessoas nesta quarta-feira (19). (Foto: Claudia Bessa/ Arquivo pessoal)

Para a alegria de toda a nação, os protestos brasileiros correm mundo afora. Na foto acima, manifestantes se reuniram em uma praça pública de Estocolmo, capital da Suécia, apoiando todos os protestos nacionais. O hino nacional foi entoado várias vezes pelas 200 pessoas que estiveram no local.

Uma das marcas do movimento brasileiro é reproduzida em um cartaz na Suécia (Foto: Victória Freitas/ Arquivo pessoal)

No cartaz, uma das marcas registradas dos protestos, escritos em inglês: "Não são apenas 20 centavos".

Amanhã tem mais.

3 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Realmente as manifestações agitaram o Brasil hein. Em São Paulo, o bicho pegou. Vamos ver se isso resulta em mudanças nas eleições do ano que vem... Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Se está desse tamanho com tanta gente na rua, imagina como seria se o pessoal que fica em casa e simpatiza fosse pra manifestação...
    www.cascudeando.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indiretamente, faço parte desse pessoal que simpatiza, orgulhosamente, com essa manifestação. Desde que não hajam com recorrentes vandalismos que vimos hoje, pela televisão. Abraços, Fábio e Lucas! Aliás, Lucas, que saudade do seu blog!

      Excluir