9 de abril de 2013

Adeus, Dama de Ferro

Bandeira britânica a meio mastro nesta segunda-feira (8) em Downing Street 10, residência oficial do premiê, em homenagem a Margaret Thatcher (Foto: Reuters)A ex-premiê britânica Margaret Thatcher acena da entrada de sua casa nesta segunda-feira (1º). (Foto: AFP)

MORRE MARGARET THATCHER

O Reino Unido amanheceu de luto nesta segunda-feira. Morreu aos 87 anos Margaret Thatcher, primeira mulher a se tornar primeira-ministra britânica, cargo no qual ficou durante três mandatos consecutivos, e que durou entre 1979 e 1990.

Thatcher foi uma das figuras dominantes na política inglesa no século XX, e enfrentou uma série de divergências envolvendo a dinastia britânica. Sua política neoliberal entrou para a história, no chamado "thatcherismo", criticado e elogiado até hoje por líderes mundiais. Durante o período de seu governo, enfrentou a Guerra das Malvinas, península ainda dominada pelos britânicos, mas que se situa na costa da Argentina, em 1982. Em 22 de novembro de 1990, renunciou. Desde então, somente homens assumiram o ministério, hoje presidido por David Cameron.

Cameron estava de viagem em diversos países europeus, mas interrompeu-a ao saber do falecimento, enquanto estava em Madri. Voltará para Londres nesta terça.

O porta-voz da família de Thatcher informou ela morreu em Londres, em consequência de um acidente vascular cerebral.

"É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciam que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu em paz depois de um derrame, esta manhã," disse o Lorde Tim Bell, o porta-voz.

Margaret foi relembrada recentemente no ramo cinematográfico, através do filme "A Dama de Ferro", em 2012. Sua protagonista, a atriz Meryl Streep, ganhou o Óscar de melhor atriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário