16 de abril de 2013

PÂNICO EM BOSTON: OS EFEITOS DE UMA TRAGÉDIA

FOTO: garota chora em explosão (Jessica Rinaldi/Reuters)

ATENTADO TERRORISTA MANCHA DE SANGUE A MARATONA DE BOSTON
Três mortes e mais de cem feridos.

Esse foi o saldo da tragédia que assolou o mundo inteiro nesta segunda-feira. O que se viu foi os Estados Unidos sofrendo, mais uma vez, um ataque terrorista, que registra, entre outras tragédias de terror, os ataques de 11 de Setembro de 2001, em Nova York.

O atentado de hoje, de autoria ainda não assumida oficialmente, aconteceu em Boston, um dos grandes centros financeiros do país. Era o dia da Maratona de Boston, tida como a mais tradicional do mundo no atletismo.

Realizada toda terceira segunda-feira de abril, é o segundo evento atlético mais antigo do mundo, somente atrás da Maratona de Atenas (Grécia), e ocorre desde 1897, ininterruptamente. Na edição 2013, o etíope Lesila Desisa e a queniana Rita Jeptoo foram os grandes vencedores, nas categorias masculina e feminina. O primeiro fez 2 horas, 10 minutos e 22 segundos. Já Rita ganhou com 2 horas, 26 minutos e 25 segundos. Milhares de outros atletas participantes cruzaram a linha de chegada ao longo de mais uma hora e meia, com a inclusão de 131 brasileiros inscritos.

Na linha de chegada, a tragédia se instaurou, às exatas 4 horas, 9 minutos e 53 segundos, quando houve a primeira explosão. Há setenta metros deste local, dez segundos depois, a segunda explosão. Ambas de bombas bastante potentes, que causou o grande número de feridos e consequentes mortes. Uma terceira explosão poderia acontecer, mas a polícia local desativou a bomba a tempo.

As investigações, lideradas pela FBI, começam com as intenções sobre quem causou esse violento ataque. O presidente Barack Obama afirmou que os responsáveis serão descobertos e punidos.

Pânico. Tensão. Insegurança. Assim fica marcada a edição 2013 da tradicional Maratona de Boston. Manchada de sangue e de comoção mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário