19 de abril de 2013

FIM DA CAÇADA EM BOSTON


SUSPEITOS CAPTURADOS: UM FOI MORTO, E O OUTRO, PRESO
O dia 15 de abril de 2013 não será tão esquecido em Boston e por todos os Estados Unidos, que ainda chora com as consequências do atentado que deixou 3 pessoas mortas e centenas de feridos.

E hoje, dia 19 de abril, uma caça a dois terroristas, achados, localizados pelo FBI e, pois, perseguidos, foram capturados. Eram os irmãos Tsarnaev. O mais velho, Tamerlan, de 26 anos, foi morto durante uma troca de tiros com os policiais. Seu corpo estava carregado de explosivos. Horas mais tarde, o FBI fechou o cerco na região metropolitana de Boston, e assim, escolas, comércio, aeroportos, etc, foram todos fechados. As pessoas foram proibidas de saírem de suas casas, abrindo-as somente para vistorias de policiais.

Todo esse cronograma acabou na noite de hoje, mais precisamente às 20h50 (21h50 no horário de Brasília).

Dzhokar Tsarnaev, de 19 anos, foi capturado e preso em Watertown, cidade do estado de Massachusetts. O desfecho da caçada policial ocorreu após mais de 20 horas de perseguição e uma hora de cerco ao jovem, que conseguiu fugir da primeira vez em que foi encurralado e que estava refugiado em um barco no quintal de uma casa.

Após localizar o suspeito, a polícia montou um bloqueio na área. Testemunhas dizem ter ouvido diversos disparos de armas de fogo. Depois de algum tempo, a cobertura do barco foi retirada, tendo sido encontrado sangue no local, segundo informações do jornal Boston Globe e da rede WCVB, respectivamente.

O Boston Globe disse que a polícia utilizou "flash bangs", bombas não-letais que emitem luz e produzem muito barulho, para deixar o suspeito desorientado. Segundo a emissora NBC, a polícia fez uso de um negociador durante a ação.

Uma hora antes da captura final, uma intensa troca de tiros foi registrada pelas câmeras de televisão, o que indicava que a "caça ao terrorista" estava terminando.

Minutos depois, por volta das 20h50 locais (21h50 em Brasília), a polícia de Boston confirmou a prisão de Dzhokhar Tsarnaev. A notícia foi recebida com aplausos pelas pessoas próximas ao local do cerco. Posteriormente, foi divulgada em todo o mundo, com inserções urgentes.

As últimas informações dão conta de que Dzhokhar estaria ferido e, por ora, recebendo atendimentos médicos.

Terminou assim um brilhantíssimo trabalho da FBI. O que não apaga a dor dessa tragédia, mas ao menos serve de alento, e alívio, para uma população ainda em choque com o atentado.

Dias melhores virão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário