20 de abril de 2013

Enquanto isso, na Venezuela...

Nicolás Maduro recebe a faixa de presidente (Foto: Juan Barreto/AFP)

Nicolás Maduro assumiu na tarde desta sexta-feira (19) a presidência da Venezuela, após uma polêmica vitória nas primeiras eleições após a morte do ex-líder Hugo Chávez, ocorridas no último domingo.

Em meio ao discurso, um homem de jaqueta vermelha invadiu o palco e pegou o microfone, mas foi rapidamente contido por seguranças.

"A segurança falhou totalmente. Eles poderiam ter me baleado facilmente", disse Maduro, após retomar o seu discurso para um público que incluía a presidente Dilma Rousseff e os líderes de Irã e Argentina, entre outras autoridades.

"Juro pelo povo da Venezuela, juro pela memória eterna do comandante supremo que cumprirei e farei esta Constituição ser cumprida", disse Maduro, rodeado por um quadro gigante de Chávez e com a Carta Magna na mão esquerda.

Maduro venceu as eleições por cerca de 236 mil votos de diferença, numa porcentagem de 51%. As pesquisas, por sua vez, apontavam vitória do "chavista" com vantagem maior, de até dez pontos percentuais.

Derrotado pela segunda eleição seguida, Capriles contestou o resultado e exigiu legalmente uma recontagem dos votos. O que não adiantou efetivamente.

FONTE: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário