22 de abril de 2013

Hora dos mata-matas


Terminou, para a maioria dos Estaduais, a fase inicial. Agora, em quartas-de-finais ou semifinais, a ordem é matar ou morrer nos grandes campeonatos. Não vão faltar emoção nos próximos finais de semana.


QUARTAS TERÁ CLÁSSICO ENTRE SANTOS X PALMEIRAS

A rodada cheia do Paulistão formou um clássico para as quartas-de-final, definiu o último classificado e o último rebaixado. Tudo bem relacionado.

O Santos bateu o Penapolense por 2 a 1, com gols de André e Cícero. Guaru descontou para o estreante, que se classificou graças a derrota de seu concorrente a vaga, o Linense, que foi goleado por 3 a 0 pelo Mirassol. Apesar da vitória, o time, que outro dia aplicou 6 a 2 no Palmeiras, foi o último rebaixado definido. Juntará-se a São Caetano, União Barbarense e Guarani para a disputa da Série A-2, no ano que vem.

Palmeiras que será o adversário do Santos nas quartas-de-final e que, indiretamente, se vingou do Mirassol, ao perder para o Ituano por 2 a 1. Com o gol da vitória marcado aos 47 minutos do segundo tempo, o time de Itu escapou da segunda divisão, juntamente com São Bernardo e Paulista. Desses, o Bernô do ABC foi quem escapou com mais estilo, ao golear o Oeste por 4 a 0, em Itápolis.

Ainda na rodada, o Corinthians bateu o Atlético Sorocaba por 2 a 0, com gols de Danilo e Alexandre Pato. Assim como no último Paulistão, pegará a Ponte Preta, em Campinas, tentando uma "revanche". Mas o Timão está de olho mesmo é em seu próximo adversário na Libertadores, o Boca Juniors, numa reedição da final continental de 2012.

E o líder São Paulo, ainda em "transe" com a classificação na Libertadores após a vitória de 2 a 0 sobre o Atlético Mineiro (os rivais se enfrentarão novamente). foi superado pelo "Carrossel Caipira" do Mogi Mirim, por 1 a 0, gol de Roger Gaúcho.

Assim ficaram as quartas-de-finais.

São Paulo x Penapolense
Ponte Preta x Corinthians
Mogi Mirim x Botafogo-SP
Santos x Palmeiras

Rhayner gol Fluminense Bangu (Foto: Ricardo Ayres / Photocamera)Foto: Ernesto Carriço / Agência O Dia

No Carioca, o Botafogo alcançou sua nona vitória seguida na competição (incluídas as finais da Taça Guanabara) ao bater o Volta Redonda por 1 a 0. Bruno Mendes fez o gol do triunfo. Pegará o Resende na semifinal da Taça Rio.

Em Moça Bonita, o Fluminense fez 2 a 0 no Bangu, gols de Rhayner e Rafael Sóbis. Como o Resende perdeu por 3 a 2 para o Boavista, assumiu a liderança do Grupo 2, e poderá ser "mandante" de sua semi, contra o Volta Redonda.

Ronaldinho Gaúcho gol Atlético-MG Villa Nova (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)

O Atlético-MG fez seu segundo jogo no novo Mineirão, ainda de ressaca após a derrota para o São Paulo, visando o duelo das oitavas da Libertadores contra o mesmo rival. Hoje, sofreu, mas venceu de virada o Villa Nova por 2 a 1, com gols de Ronaldinho Gaúcho e Rosinei. Na semifinal do certame, pegará o novato e surpreendente Tombense, que carimbou o terceiro lugar da primeira fase ao superar o América-MG, no Independência, por 2 a 0.

O líder Cruzeiro passou pelo Tupi por 2 a 0, com gols de Dagoberto e Borges, e agora enfrentarão o Villa.

Araxá e América de Teófilo Otoni foram rebaixados para o Módulo 2.

juan gol inter lajeadense centenário farroupilha gauchão (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)

Com dois gols do zagueiro Juan, o Internacional venceu de virada o Lajeadense por 2 a 1, em Caxias do Sul, e avançou para as semifinais da Taça Farroupilha, onde pegará o Veranópolis, que venceu o Passo Fundo nos pênaltis por 4 a 2.

Na outra chave, o Juventude fez 1 a 0 no Novo Hamburgo, e aguarda seu adversário. Grêmio e São Luiz farão o último jogo dessa fase nessa segunda, na Arena.

Crislan Coritiba Atlético-PR (Foto: Divulgação / Site oficial do Atlético-PR)

Grande vitória do Atlético Paranaense sobre o Coritiba no clássico regional. Com gols de Edigar Junio, Crislan e Zezinho, o Furacão fez 3 a 1 no Coxa e afastou de vez as chacnes de título do rival no segundo turno. Disputa agora com o Londrina o caneco simbólico na próxima rodada.

Sueliton Giancarlo Criciúma (Foto: Maurício Vieira / Agência RBS)

Apesar de virar e, depois, ceder o empate de 3 a 3 com o Metropolitano, em casa, o Criciúma garantiu o título do segundo turno do Catarinense.

O Tigre jogará as semifinais com o Avaí. Na outra chave, o campeão do primeiro turno, Chapecoense, encara o Figueirense.

Vila Nova x Rio Verde Goianão 2013 Arthur Vila Nova (Foto: Weimer Carvalho/O Popular)

As semifinais do Goianão foram definidas, mas outra disputa chamou a atenção.

E terminou bem para o tradicional Vila Nova, que escapou de um inédito rebaixamento ao vencer (e rebaixar) o Rio Verde por 3 a 0, no Serra Dourada.

Os duelos finais serão entre Goiás x Aparecidense e Atlético-GO x Goianésia.

santa cruz x náutico renatinho jefferson maranhão (Foto: Antônio Carneiro / Pernambuco Press)

No Pernambucano, já começaram as semifinais, e com vitórias importantes de Sport e Santa Cruz, que tentam fazer a terceira final consecutiva.

O Sport goleou o Ypiranga por 5 a 1, fora de casa, e pode perder por até cinco gols que avança. No clássico do Arruda contra o Náutico, o Santa tentou, esforçou, e foi premiado com um gol no segundo tempo, de Renatinho, garantindo o 1 a 0 no placar final.

caio junior (Foto: Roque Mendes/ EC Vitória/ Divulgação)

Na Bahia, a rodada foi feliz para os times de Juazeiro contra os grandes.

O Juazeiro venceu o Vitória por 1 a 0 em pleno Barradão, tirando o Bahia da liderança do Grupo 1. Bahia que, por sua vez, não saiu do zero com o Juazeirense, que tirou o Vitória da ponta do Grupo 2.

Haverá mais duas rodadas até o próximo final de semana, que terá o segundo Ba-Vi na Arena Fonte Nova, com mando dos rubro-negros.

LIBERTADORES

Pela primeira vez, seis times de um mesmo país passaram da primeira fase. É o Brasil confirmando seu favoritismo.
Definidos os mata-matas, as oitavas de final da competição continental terão início na próxima semana, com o duelo argentino entre Vélez Sarsfield e Newells Old Boys, além de Nacional do Uruguai e os peruanos do Real Garcilaso.

O primeiro brasileiro a entrar em campo será o Palmeiras, que irá ao México para encarar o Tijuana e sua grama sintética, no dia 30. A volta será duas semanas depois, no Pacaembu.

Na reedição da final de 2012, Boca Juniors (em má fase) e Corinthians farão o grande duelo da fase, com jogos marcados para os dias 1 e 15 de maio. A volta será no Pacaembu.

Fluminense e Grêmio superaram as adversidades do Grupo 8 e garantiram-se nas oitavas. O Flu pega o Emelec, enquanto que o Grêmio enfrenta o Santa Fé, jogando na Colômbia a partida da volta.

O revival entre São Paulo e Atlético-MG está programado para os dias 2 e 8 de maio. O jogo de ida é no Morumbi. A volta, no Independência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário