20 de abril de 2013

Sucesso dos grandes, fracassos dos médios



A rodada da Copa do Brasil classificou times grandes, como Flamengo e Santos, mostrou o fracasso de pequenos paulistas (só o Santo André se classificou). A decepção ficou por conta do Náutico, eliminado já na primeira fase, mas que se garante na Copa Sul-Americana. E ainda, um jogo suspenso entre Sousa x Coritiba, devido a um impasse envolvendo o futebol paraibano.


A rodada começou na terça-feira, com goleada do Vitória sobre o Mixto-MT por 5 a 1. E para a surpresa de muitos, a Portuguesa causou mais um estresse ao seu torcedor. Pior do que levar 7 a 0 do Comercial na Série A-2 do Paulista, é ser eliminado pelo Naviraiense-MS. Aquele que, em 2010, perdeu para o Santos por 10 a 0.
Com o placar de 1 a 1 e o gol marcado fora de casa, o time sul-matrogossense avançou de fase, com sua torcida exibindo a faixa "Rumo a Tóquio 2025". Na próxima fase, enfrentará o Paysandu.


Pela primeira vez com o técnico Jorginho, o Flamengo apresentou um grande futebol e venceu sem dificuldades o Remo, por 3 a 0. Destaque para dois gols de Hernane, que vinha sendo cobrado pelo treinador durante recentes treinos na Gávea. Agora, o Fla pegará o Campinense, que superou o Sampaio Corrêa nos pênaltis, por 7 a 6, após vitória por 1 a 0 no tempo normal, no Maranhão.


Contrastes no futebol pernambucano. O Sport passou pelo Vitória da Conquista por 2 a 0 e confirmou passagem para a segunda fase. Seu próximo adversário é o ABC.
Já o Náutico não. Jogando na quinta-feira, não passou de um empate de 1 a 1 com o Crac-GO. Como havia perdido por 3 a 1 em Goiás, se despediu logo de cara da nova Copa do Brasil.
Em compensação, está garantido na Sul-Americana, simplesmente pelo fato de não atingir as oitavas-de-final, que será disputado no segundo semestre. O "prêmio de consolação" vale para as equipes das Séries A e B, de acordo com suas colocações nos campeonatos de 2012. O Crac, ameaçado de rebaixamento no Goianão, enfrenta o Betim, que está na segunda divisão mineira e não tem mais chances de acesso.
Outro pernambucano, o Salgueiro eliminou o Boa Esporte ao empatar em 2 a 2, em Varginha. Agora, voltará a se encontrar com o Vitória, já que estiveram no mesmo grupo da Copa do Nordeste.


O Criciúma goleou o Noroeste (rebaixado para a Série A-3 do Paulista) por 3 a 0 e aguarda o vencedor do confronto entre Paraná e São Bernardo. Esse foi um dos vários fracassos de pequenos paulistas.

Rebaixados para a segunda divisão paulista, São Caetano e Guarani também se deram mal na competição nacional. Ambos, eliminados nos pênaltis. O Azulão fez 1 a 0 no Arapongas-PR no tempo normal. Mas o time paranaense venceu nas penalidades. Agora, pega o Figueirense.

O mesmo aconteceu com o Confiança-SE, que eliminou o Guarani com um placar de 4 a 1. No tempo normal, perdeu por 1 a 0 com um gol nos acréscimos. Na próxima fase, pega o Fortaleza, que jogou com os sergipanos na Copa do Nordeste. Em casa, o Barueri levou de 3 a 0 do Cianorte.

O único paulista que teve sucesso, tirando o Santos, foi outro Santo, o André. O Ramalhão reverteu o resultado do primeiro jogo e fez 2 a 0 no Veranópolis-RS.


Com um golaço de Galhardo e outro de Neymar, o Santos venceu o Flamengo-PI por 2 a 0, em placar construído no segundo tempo, e pegará agora o Joinville. Os catarinenses, em sua quarta participação no torneio, passaram pela primeira vez de fase, ao eliminarem o Aracruz-ES por 1 a 0.


Com a suspensão de Sousa (ou CSP) e Coritiba, o único duelo de ida realizado na semana foi Sobradinho-DF e Botafogo. Apesar de muito atacar, o time de Oswaldo de Oliveira não saiu do 0 a 0 e terá de jogar a volta no Rio de Janeiro, em local não definido.

OUTROS JOGOS CONFIRMADOS NA 2º FASE

Goiás x Santo André
Cruzeiro x Resende
Atlético-GO x Cianorte
Bahia x Luverdense

Nesse fim semana, cobertura completa dos jogos e as definições das oitavas de final da Libertadores, além do fim da primeira fase de alguns Estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário