6 de março de 2013

Adeus, Chávez

Corpo de Chávez é levado pelas ruas de Caracas | Foto: EFE

VENEZUELA SE DESPEDE DE HUGO CHÁVEZ;

E FUTURO ESTÁ INDEFINIDO

Acabou ontem uma dolorosa batalha na luta contra o câncer, que fez e faz a Venezuela chorar o fim de uma era.

Morreu aos 58 anos o presidente Hugo Chávez, às 16h25 locais (17h55 de Brasília), na capital venezuelana, Caracas, onde estava internado desde o último dia 15, onde estava se recuperando de sua última cirurgia na região da pélvis, para se recuperar do câncer que o afetou desde 2011. Recuperação que não foi possível, pois sua saúde piorou bastante nos últimos dias.

"Vamos acompanhá-lo até sua última morada, abraçando-nos como uma família, juntos como uma família, a família dessa pátria que ele nos deixa de herança: livre e independente", anunciou na TV, às lágrimas, o vice Nicolás Maduro, que assume temporariamente o poder.

O corpo de Chávez seguiu hoje para a Academia Militar em Caracas, e a cerimônia fúnebre oficial será na sexta. O local do enterro ainda não foi divulgada. A grande maioria dos países latino-americanos, como o Brasil, decretou luto oficial de três dias. A presidente Dilma Rousseff irá ao velório em Caracas, assim como a líder argentina Cristina Kirchner.

Maduro ficará na presidência por pelo menos 30 dias. Em abril, ocorrerão novas eleições na Venezuela, para definir-se um novo presidente após quase 15 anos do governo de Hugo Chávez.

HISTÓRIA

Hugo Rafael Chávez Frias nasceu em 28 de julho de 1954, em Sabaneta, no Estado de Barinas. Entrou na Academia Militar da Venezuela aos 17 anos, formando-se em 1975.

Nos anos 90, tentou uma fracassada tentativa de golpe de estado contra o então presidente Carlos Pérez, e ficou preso por dois anos, até ser solto em 1994. Logo depois, entrou para a política.

Foi eleito presidente pela primeira vez em dezembro de 1998, tendo sua reeleição em julho de 2000. Durante esse mandato, sofreu um golpe de Estado, em abril de 2002, onde foi destituído do poder por dois dias. Libertado de um cativeiro, retomou o poderio.

Foi reeleito novamente em dezembro de 2006, para mais seis anos de mandato.

Em junho de 2011, o câncer na região pélvica foi descoberto, e Chávez começa o tratamento na luta contra a doença, passando para Cuba, aparecendo com a cabeça raspada em agosto.

Durante essa luta, pôde ser reeleito pela quarta e última vez em outubro do ano passado, na mais difícil das votações (obteve 54% contra o adversário Henrique Capriles). E em dezembro, Chávez retorna a Cuba para novas cirurgias. Voltou a Venezuela em fevereiro último, prosseguindo com o tratamento.

Hugo Chávez pretendia governar a Venezuela até 2030.

Nenhum comentário:

Postar um comentário