20 de março de 2013

Último adeus


MORRE O CANTOR EMÍLIO SANTIAGO
A música brasileira (e carioca) amanheceu triste nesta quarta-feira.

Morreu hoje, aos 66 anos, o cantor e compositor Emílio Santiago. Ele estava internado no Hospital Samaritano do Rio de Janeiro desde o último dia 7, devido a complicações de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Três dias antes da internação, fez sua última apresentação na TV, no programa "Encontro com Fátima Bernardes". Emílio tinha completado 40 anos de carreira musical no ano passado.

Nascido em 6 de dezembro de 1946, Emílio Vitalino Santiago, cursava Direito quando, em 1972, ingressou de vez para a carreira musical, quando ganhou o concurso A Grande Chance, promovido pelo saudoso jornalista Flávio Cavalcanti, na extinta TV Tupi, e gravou seu primeiro compacto, "Transas de Amor".

A partir de 1975, começou a lançar discos com seu nome, com canções esquecidas de artistas consagrados, como Ivan Lins, Nelson Cavaquinho e João Donato. Em 1985, venceu como melhor intérprete no Festival dos Festivais, da TV Globo, com a música "Elis Elis", feita em homenagem à cantora Elis Regina.

De 1988 a 1995, teve seu ápice na carreira ao lançar sete compactos de volume "Aquarela Brasileira". Em 1996, emplacou "Noite dos Mascarados" na abertura da novela "Quem é Você?" (Globo).

No ano 2000, assinou com a Sony Music e lançou o disco Bossa Nova, trazendo clássicos do gênero.

O último álbum é datado do ano passado. "Só Danço Samba ao vivo" foi premiado com o Grammy Latino de melhor álbum de samba e pagode, em prêmio dividido com a também sambista Beth Carvalho, com "Nosso samba tá na rua".

Nana Caymmi, Mart'nália, Elba Ramalho, Zezé Motta e Ronaldo Bastos oram durante o velório do cantor Emílio Santiago no Rio (Foto: Gabriel Barreira / G1)

Parentes e amigos famosos se reuniram em frente ao caixão com o corpo de Emílio Santiago, e prestaram as últimas homenagens, com orações cantadas e entoação de trechos de "Saigon", outra música marcante da carreira do músico. As cantoras Alcione, Elba Ramalho, Zélia Duncan, e as atrizes Marília Pêra e Daisy Lucidi.

O enterro está marcado para as 11 horas de amanhã, no Memorial do Carmo, mesmo cemitério onde sua mãe, Hercília, foi sepultada.

Ficam aqui nossas homenagens a esse grande intérprete

EMÍLIO SANTIAGO

*06/12/1946
†20/03/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário