12 de março de 2013

Primeira fumaça preta

Fumaça preta: 1ª votação termina sem eleger o novo Papa (Johannes Eisele/AFP)

COMEÇA O CONCLAVE NO VATICANO

Teve início hoje o conclave na Capela Sistina, no Vaticano, que consiste na escolha do novo Papa da Igreja Católica.

Na primeira e única votação do dia, os 115 cardeais, dentre os quais 5 são brasileiros, ainda não chegaram a um consenso sobre quem será o 266º papa.

A fumaça preta se ergueu da chaminé da Capela Sistina, onde ocorre a reunião secreta dos cardeais, às 19h41 locais (15h41 de Brasília), segundo o Vaticano, durante vários minutos, indicando que nenhum participante obteve a maioria de dois terços dos votos necessária para eleger o novo pontífice. Tudo isso sob uma forte chuva que caía na Praça de São Pedro.

Com o fim da primeira votação, os cardeais seguem confinados na Casa de Santa Marta, e o conclave para eleger o sucessor de Bento XVI continua nesta quarta-feira, com duas votações pela manhã e outras duas à tarde, ou até que um dos participantes obtenha os 77 votos necessários ou mais para ser escolhido o novo Papa.

As chances de eleger um novo papa ainda hoje eram muito pequenas. Já no segundo dia, porém, elas aumentam muito. Afinal, o último conclave, ocorrido em 2005, durou dois dias e quatro votações, tendo como o agora Papa Emérito Bento XVI o escolhido.

Cardeais assistem à missa Pro Eligendo Pontifice nesta terça-feira (12) na Basílica de São Pedro, no Vaticano (Foto: AFP)

Amanhã, mais notícias sobre o Conclave 2013. Quem será o novo papa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário