21 de março de 2013

Equilíbrio em dois tempos

Oscar, Brasil x Italia (Foto: AFP)

BRASIL VENCE NO PRIMEIRO TEMPO; ITÁLIA, NO SEGUNDO

Não foi dessa vez que o Brasil encerrou  a sina de não vencer uma grande seleção. Mas o jejum esteve bem perto de acabar. Em dois tempos distintos, um para cada lado, Itália e Brasil fizeram um jogo disputado em Genebra, na Suíça. O empate de 2 a 2 mostrou uma boa prévia para o confronto que será realizado daqui a três meses, em Salvador, pela Copa das Confederações. Novamente com a Itália como "mandante".

A última vitória contra uma grande seleção aconteceu em novembro de 2009, quando venceu a Inglaterra por 1 a 0, no Qatar. De lá para cá, obteve derrotas para seleções como Holanda, Argentina (duas vezes), França, Alemanha, México e Inglaterra. A estatística não inclui os jogos do Superclássico das Américas contra os hermanos. Os brasileiros venceram as edições de 2011 e 2012.

Em um primeiro tempo taticamente perfeito, o Brasil fez 2 a 0, com gols de Fred e Oscar, e uma boa ofensiva que preocupou a Azzurra. Mas a sorte mudou de lado na segunda etapa. Luiz Felipe Scolari mexeu mal no time e viu os italianos chegarem ao gol com mais facilidade do que de costume. E assim chegou ao empate, com De Rossi e Balotelli (esse último um golaço). Neymar, para variar, abusou das simulações, a exemplo de alguns jogadores europeus.

O próximo teste importante do Brasil ocorre nesta segunda, contra a Rússia, em Londres. A partida marcará a volta de Felipão ao Stamford Bridge, estádio onde disputou parte da temporada 2008/2009 como treinador do Chelsea.

A Itália, por sua vez, foca agora para a disputa das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo. Na terça, visita Malta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário