29 de março de 2013

Semana de eliminatórias


Nos últimos dias, todos os continentes sediaram jogos eliminatórios que vão decidindo, aos poucos, vagas para a Copa do Mundo no Brasil. Algumas das principais seleções estão perto de carimbar o passaporte. Mas o maior destaque ficou por conta do Japão, que possivelmente seria o primeiro classificado, tirando o país-sede. Perderam.


Começando pela Oceania, que já tem seu representante máximo definido. Para variar, é a Nova Zelândia, que encerrou o quadrangular final com campanha perfeita (6 jogos, 6 vitórias). A última foi contra Ilhas Salomão, na terça-feira, por 2 a 0. Taiti (que disputará a Copa das Confederações) e Nova Caledônia (vice-campeã continental) foram os outros países na disputa.

Agora, os neozelandeses disputarão uma repescagem contra o quarto colocado do hexagonal final da Concacaf (América do Norte). O vencedor do jogo garantirá vaga para o Mundial.


Chegando à América do Norte e Central, o destaque vai para o clássico entre México e Estados Unidos. Em um jogo muito pegado, o jogão não saiu do 0 a 0. Pior para os mexicanos, que somam três empates em três jogos, ocupando a quinta posição (o que não garante vaga nem para a repescagem). Os americanos estão em terceiro, atrás de Panamá e Costa Rica, que venceram, respectivamente, na última rodada, Honduras e Jamaica, ambos por 2 a 0.
As próximas três rodadas do hexagonal ocorrerão em junho.

Hosny Adb Rabo comemora, Egito x Zimbábue (Foto: Reuters)yaya toure costa do Marfim gol Gambia (Foto: Reprodução / Youtube)
FRAME - Samuel Eto'o camarões gol togo (Foto: Reprodução / Youtube)

Na África, os grupos de A a J tiveram seus jogos realizados sob clima de rivalidades. E sucessos dos favoritos.

O maior destaque foi para a vitória de Gana sobre Sudão, por 4 a 0. As Estrelas Negras, que alcançaram as quartas-de-final na Copa 2010, estão em segundo lugar do Grupo D, atrás de Zâmbia.

A Costa do Marfim superou Gâmbia por 3 a 0 e lidera o Grupo C, com sete pontos, sob a cola da Tanzânia, que tem seis.

As únicas equipes que conquistaram 9 pontos em 3 jogos foram Tunísia e Egito. Os tunisianos garantiram a liderança isolada do Grupo B ao baterem Serra Leoa por 2 a 1. Já os egípcios, que encerraram a terceira rodada das eliminatórias africanas, venceu Zimbábue por 2 a 1, com gol de pênalti aos 42 minutos do segundo tempo.

No continente, os dez líderes de cada chave classificam-se para a fase final e, em sorteio, formam cinco jogos, de ida e volta. Os cinco vencedores garantem vaga para o Mundial.

Falcao com a Colômbia contra a Venezuela (Foto: Reuters)Messi e Gutierrez Argentina x Bolívia (Foto: AP)Montero e Oviedo, Equador x Paraguai (Foto: Reuters)

Na América do Sul, a Argentina venceu a Venezuela por 3 a 0 na sexta e empatou com a Bolívia por 1 a 1 na terça, chegando à 24 pontos na liderança folgada. Junto com Colômbia e Equador, estão com suas vagas bem encaminhadas. Enquanto isso, o Uruguai, que perdeu para o Chile (quarto lugar) por 2 a 0, amarga a sexta posição. O atual campeão continental corre sério risco de ficar fora da Copa.

A Colômbia, aliás, goleou os bolivianos semana passada, por 5 a 0, mas perdeu para a surpreendente Venezuela (quinto lugar) por 1 a 0.

O Equador goleou o lanterna Paraguai (que alcançou as quartas do último Mundial) por 4 a 1 e ocupa a vice-liderança.

A próxima rodada, em 7 de junho, terá destaque especial para o duelo entre argentinos e colombianos.

Banyateyah  japão x jordania (Foto: AFP)
Son Heung-min gol Coreia do Sul Catar (Foto: Reuters)

Da Ásia devem sair os primeiros classificados para o Mundial, pois as rodadas de junho são as últimas do continente. Mas a primeira das quatro vagas podia ser fechada já na última terça-feira, o que não aconteceu.

Tudo porque o Japão precisava apenas de um empate contra a Jordânia, fora de casa, já que Austrália e Omã empataram em 2 a 2. Mas foram batidos pelo placar de 2 a 1. Festa dos jordanianos, que pularam da lanterna para a segunda posição, que a garantiria por uma vaga direta a Copa. Os nipônicos, por sua vez, ainda lideram com folga o Grupo B com 13 pontos. Um empate contra a Austrália, no próximo dia 4 de junho, garante, enfim, a vaga japonesa.

Na outra chave, também não faltou emoção. Enquanto o surpreendente líder Uzbequistão bateu o lanterna Líbano em casa por 1 a 0, a vice Coreia do Sul sofreu para superar o país-sede da Copa 2022, o Catar, por 2 a 1, com gol da vitória marcado aos impressionantes 52 minutos do segundo tempo. As líderes tem 11 e 10 pontos, respectivamente. O Irã, com 7 pontos, folgou na rodada e corre por fora.

Pedro Rodríguez e Xabi Alonso gol Espanha (Foto: EFE)Balotelli maraca de penalti, Malta x Italia (Foto: Reuters)
Marco Reus gol Alemanha x Cazaquistão (Foto: Reuters)jogadores Portugal comemoração Azerbaijão (Foto: Reuters)
James Milner e Vladimir Volkov Inglaterra x Montenegro (Foto: AP)

E na Europa, a mais atraente das eliminatórias, as gigantes jogaram para valer e garantiram suas lideranças em seus grupos.

O jogo de maior destaque, sem dúvidas, foi entre França e Espanha, no palco da famosa final da Copa de 1998. Precisando de uma vitória para afirmação, a Fúria conseguiu cumprir o dever, fazendo 1 a 0 nos Blues, com gol de Pedro, recuperando a liderança do Grupo I. A disputa pela liderança fica restrita aos dois dos campeões mundiais recentes. Os outros times da chave são Belarus, Geórgia e Finlândia (lanterna que arrancou um empate com a atual campeã mundial, em Madri).

Outra liderança disputadíssima envolve o Grupo H, em que a surpreendente seleção de Montenegro está a frente da poderosa Inglaterra. E o empate de 1 a 1, na terça, em Podgorica, manteve a liderança dos montenegrinos. O próximo duelo entre as seleções ocorre em outubro, provavelmente em Londres. Antes, haverão as rodadas de junho e setembro.

No Grupo A, o maior destaque ficou por conta do histórico primeiro duelo entre Croácia e Sérvia, países divididos da antiga Iugoslávia. Com torcida única a favor dos croatas, os mandantes venceram por 2 a 0, e bateram País de Gales na rodada de terça. Agora, dividem a liderança com a Bélgica, com 16 pontos cada. Os belgas venceram os dois jogos contra a Macedônia.

No Grupo B, a Itália lidera com folga, depois de mais uma importante vitória fora de casa contra Malta, por 2 a 0. O sempre polêmico Mario Balotelli marcou os dois tentos.

No Grupo C, a Alemanha fez dois duelos tecnicamente fáceis com o Cazaquistão e venceu ambos. Na sexta-feira passada, jogando fora de casa, fez 3 a 0. Na terça, em seus domínios, o placar foi 4 a 1, mesmo tendo direito a falha do goleiro Neuer. Com 16 pontos, os alemães tem o dobro do segundo colocado, que são três (Irlanda, Áustria e Suécia). Como folga na próxima rodada, a sua classificação para a Copa fica para setembro, em duelo contra os austríacos. Antes, em junho, os suecos tem dois jogos para, ao menos, assumir a vice-liderança.

Quem também está muito perto de garantir vaga é a Holanda, que mantém 100% de aproveitamento no Grupo D. Na jornada de março, venceu em casa Estônia e Romênia, por 3 a 0 e 4 a 0, respectivamente. A Hungria é vice-líder. A próxima rodada da chave acontece em setembro.

No Grupo E, que não tem nenhuma seleção de ponta, a Suíça lidera, mesmo depois de empatar em 0 a 0 com o Chipre. Cabeça-de-chave, a Noruega decepcionou ao perder em casa para a Albânia por 1 a 0. Os albaneses estão em segundo, junto com a Islândia, que ganha nos critérios desempate.

O equilíbrio reina no Grupo F, em que mudam-se os jogos, mas não a liderança. Adversária do Brasil no amistoso da última segunda-feira, a Rússia não pôde jogar pelas eliminatórias (duas vezes) contra a Irlanda do Norte. Uma nevasca impediu a realização da partida, que ficou adiada para junho.
Enquanto isso, na disputa pelo segundo lugar, Israel e Portugal empataram em 3 a 3 na sexta.  Na rodada seguinte, ambos os times venceram seus jogos fora de casa contra Irlanda do Norte e Azerbaijão, por 2 a 0 cada. Os israelenses estão a frente por conta do saldo de gols.


E no Grupo G, a Bósnia-Herzegovina venceu confronto direto contra a Grécia por 3 a 1, e também ficou perto de garantir vaga para a sua primeira Copa do Mundo.

Assim, as eliminatórias voltam em junho, prometendo mais jogos emocionantes. E provavelmente, as primeiras seleções classificadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário