13 de março de 2013

HABEMUS PAPAM!!!


ARGENTINA VENCE O CONCLAVE

VATICANO APRESENTA "PAPA FRANCISCO", QUE ENCANTA MULTIDÃO

13 de março de 2013. Uma data bem sugestiva que fica para a história da Igreja Católica e dos grandes acontecimentos mundiais.

Após dois dias e cinco votações (uma a mais que o conclave de 2005), o Vaticano conheceu hoje o seu novo líder da Igreja Católica. Pela primeira vez na história, um papa latino-americano assumirá o pontificado, além de ser o primeiro jesuíta e, mais que isso, o primeiro a adotar o nome "Francisco", sem uma numeração.

O eleito foi o argentino Jorge Mario Bergoglio, então arcebispo de Buenos Aires, de 76 anos. Ele foi anunciado com festa, antecedido pelo lema "Habemus Papam" (temos papa, em latim), proferido pelo cardeal francês Jean Louis Tauran. Tudo sob fortes aplausos de milhares de peregrinos que acompanharam de perto os dias de votação, em uma noite chuvosa na Praça de São Pedro. A tão esperada fumaça branca da chaminé saiu às 19h07 locais (15h07 no Brasil).

Após a eleição histórica, ele se torna o 266º Papa da Igreja.

A decisão dos cardeais pelo Papa argentino surpreendeu, pois ele, apesar de citado inicialmente, não aparecia nas últimas listas de favoritos, que incluíam o brasileiro Dom Odilo Scherer e o italiano Angelo Scola.

Minutos após ser anunciado, o novo pontífice apareceu na varanda central da Basílica de São Pedro para dar sua primeira bênção 'Urbi et Orbi' (para a cidade de Roma e para o mundo).

Na breve aparição na varanda, falando em italiano com leve sotaque, ele agradeceu ao Papa Emérito Bento XVI e pediu orações para seu pontificado que se inicia.

O Vaticano informou que o Papa Francisco deve fazer uma oração nesta quinta, e depois se encontrar com os cardeais votantes na Capela Sistina.
No domingo, ele celebra a Hora do Angelus, na Praça de São Pedro.
A missa de Inauguração do pontificado ocorre na terça-feira, dia 19.
O novo Papa assume com a função de manter a unidade de uma igreja que, nas palavras de seu próprio antecessor, o agora Papa Emérito Bento XVI, está dividida e imersa em crises. Aliás, o novo papa participou do conclave de 2005, sendo o segundo mais votado na ocasião (no conclave que elegeu João Paulo II, em 1978, o segundo colocado também foi argentino).

No próximo post, conheça o perfil de Papa Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário