3 de julho de 2013

GOLPE DE ESTADO

General Abdel-Fattah el-Sissi faz um pronunciamento à população na televisão estatal egípcia nesta quarta-feira (3). O líder militar afirmou que o presidente será substituido presidente da corte constitucional (Foto: AP)

PRESIDENTE DO EGITO É DEPOSTO;
EXÉRCITO ASSUME O PODER

O chefe do exército egípcio, general Abdel Fatah al-Sisi, anunciou nesta quarta-feira a deposição do presidente do país, o islamista Mohamed Morsi, pelo fato de "não cumprir as expectativas do povo".

O general, em cadeia nacional de TV, declarou que a Constituição está suspensa temporariamente, durante um período de transição, no qual o governo será exercido por um grupo de tecnocratas.

Após o anúncio, milhares de pessoas foram celebrar a deposição na praça Tahrir, local-símbolo dos protestos de manifestantes que domina o país, a exemplo do que ocorrera no início de 2011, quando o ex-ditador Hosni Mubarak renunciou à presidência.


Morsi, primeiro presidente eleito democraticamente no Egito, no ano passado, não admitiu o golpe e pediu a seus partidários e aos líderes militares que "resistam pacificamente". Ele estava no poder desde 30 de junho do ano passado.

Segundo informações locais, o agora ex-presidente encontra-se em prisão domiciliar.

A partir de então, o Egito viverá uma nova transição política. Juntamente com o anúncio da queda de Mohamed Morsi, foram anunciadas antecipações das eleições presidenciais.

Qual será o novo futuro deste país?

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Bom, até onde eu sei, esse golpe foi necessário... O Morsi queria transformar o Egito em uma espécia de novo Irã.... Estado teocrático e por ai vai. Abs, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai saber.. o Irã elegeu seu novo mandatário há algumas semanas, e tudo indica que ele não seja tão maluco quanto Mohamed Ahmadinejad (escrevi certo?). No Egito, desde 2011 que está essa crise insustentável. Ainda tem coisas para acertar por lá, assim como aqui no Brasil. Abraços!

      Excluir