21 de maio de 2013

A FESTA DOS CAMPEÕES

E aqui vem o post dedicado aos 12 dos 18 campeões estaduais que foram conhecidos neste fim de semana que passou. Um mais especial que o outro. Deixamos aqui nossos parabéns aos conquistadores!


NA INAUGURAÇÃO DO MANÉ GARRINCHA, BRASILIENSE CONQUISTA DF

O Campeonato Candango de 2013 é do Brasiliense. E o oitavo título do time de 13 anos de existência veio de forma especial: na inauguração do novo estádio Mané Garrincha, agora conhecido oficialmente pela FIFA como Estádio Nacional, que sediará a abertura da Copa das Confederações, em 26 dias. A final foi realizada neste sábado.

O Jacaré goleou o Brasília por 3 a 0, com direito a gol de Romarinho, filho do ex-jogador Romário, abrindo 4 a 0 no placar agregado. A estreia do novo estádio reuniu público de 22 mil pessoas durante a tarde. Pela manhã, a presidente Dilma Rousseff deu mais um de seus pontapés iniciais, como fizera em inaugurações anteriores. Nesta segunda, fez o mesmo na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, região metropolitana de Recife.

Voltando ao Estádio Nacional, depois da inauguração, seu próximo grande teste ocorrerá no domingo, em jogo entre Santos e Flamengo, válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Chama a atenção o custo dos ingressos, do qual o mais barato é de 160 reais.


O mais tradicional clássico alagoano entre CRB X CSA voltou a ser a finalíssima estadual após um hiato de onze anos.

E nos pênaltis, deu CRB. Após derrota de 1 a 0 no tempo normal, o time vermelho e branco foi mais eficiente nas penalidades, vencendo por 4 a 3 e conquistando o segundo caneco seguido do Estado.

Ambos os finalistas representarão Alagoas na próxima Copa do Nordeste, ano que vem. Eliminado nas semifinais, o atual vice-campeão da região, o ASA, ficou de fora.

Mota fez o gol que garantiu o título ao Ceará Foto: Jarbas Oliveira / Futura Press

Em decisões realizadas na quarta e no domingo, o Ceará garantiu dois empates de 1 a 1 com o Guarany de Sobral e garantiu o tricampeonato estadual. Festa grande para o 42º título do Vozão, que pôde comemorar com 42 mil torcedores que encheram o Castelão.


A final mais emocionante aconteceu no Campeonato Goiano. E o Goiás, em busca de nova igualdade, saiu atrás, suou, mas conseguiu a igualdade de 2 a 2 com o Atlético-GO, sagrando-se campeão goiano pela segunda vez seguida. Havia conseguido o título do ano passado da mesma forma.


A festa baiana já estava prontinha para o Vitória erguer a taça de 45 qulilos, que homenageava o Mercado Modelo de Salvador.

E o título foi sacramentado no Barradão, ao fato do rubro-negro se dar ao luxo de apenas empatar com o Bahia (que foi apoiado por 15 fanáticos torcedores) por 1 a 1 e confirmar seu 27º título estadual. O time passa a ser creditado como possível surpresa para o Brasileirão, que começa nesse sábado, com o campeão jogando contra um tri-campeão estadual, o Internacional. A partida será na Fonte Nova, palco de três seguidas alegrias do Leão da Barra.


Mais festas nos estaduais de menor impacto. Nos pênaltis, o Potiguar de Mossoró desbancou o favorito América de Natal e se sagrou campeão norte-rio grandense pela segunda vez em sua história (a primeira foi há nove anos). No Piauí, o Parnahyba se sagrou bicampeão em cima do River. No Espírito Santo, a tradicional Desportiva Ferroviária voltou a conquistar o Capixabão após 12 anos.


O Paysandu sofreu o baque da inacreditável derrota de 2 a 0 para o Naviraíense, sendo eliminado da Copa do Brasil. Mas não levou esse baque para administrar a fácil decisão do Paraense, e venceu o Paragominas por 3 a 1, voltando a conquistar o Estadual após 3 anos.

(Cristiano Estrela/Agencia RBS)

De volta à Série A do Brasileirão, é justamente nesse ano especial que o Criciúma voltou a ser campeão após oito anos de jejum.

Mesmo com a derrota de 1 a 0 para a Chapecoense, o Tigre pôde soltar o grito, e agora foca suas atenções para o campeonato nacional, cuja meta é se manter na elite.

Atlético  conquista o Campeonato Mineiro
  (Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

O novo Mineirão recebeu sua primeira decisão, com requintes de muita emoção.

E os três gols do jogo final foram em três pênaltis. 2 a 1 a favor do Cruzeiro, que fechou o primeiro tempo em 2 a 0 com gols de Dagoberto. Quando parecia chegar ao terceiro, o Galo se segurou e achou outra penalidade. Ronaldinho Gaúcho converteu e chamou a galera para dançar na comemoração. A festa foi grandiosa demais para a ótima fase vivida pelo Galo, que agora se concentra na Libertadores.
A Raposa, por sua vez, foca a Copa do Brasil. O jogo dessa semana contra o Resende marcará a estreia do zagueiro Dedé com a camisa azul.


E o Corinthians impediu o tetracampeonato do Santos, conquistando seu 27º título estadual, mandando ver em São Paulo.

Numa decisão que, antes ficou marcada por confrontos lamentáveis entre torcidas e polícia militar, ganhou a boa disputa dentro de campo.

Em lances rápidos de primeiro tempo, Cícero abriu o placar com um golaço para o Peixe, aos 26 minutos. O corintiano Danilo enfaixava a cabeça no momento do gol. Com a bola rolando, menos de dois minutos depois, pegou um rebote e fez o tento da igualdade, fechando o placar em 1 a 1.

No segundo tempo, o Timão se segurou, foi melhor e só não venceu por perder várias oportunidades.

Pouco importou, pois estava conquistado mais um título para a vitoriosa história do técnico Tite no comando do alvinegro. De quebra, ameniza a dor da eliminação na Libertadores, ocorrida no meio da semana passada.

Esse pode ter sido o último jogo clássico envolvendo os craques Neymar e Paulinho. Por mais que os cartolas de seus times neguem, está iminente a saída de ambos para o futebol europeu.


Acabados os principais estaduais, é hora de contar os dias da Copa das Confederações!

Mas bem antes disso, no próximo fim de semana, outro grande campeonato está para começar. O Brasileirão 2013 está chegando, com as Séries A e B (as Séries C e D começam no outro final de semana).
Ao longo da semana, o JI publicará posts especiais aquecendo o início das competições, destacando o que cada time participante tem de destaques para disputar o certame mais emocionante do mundo.

Haja coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário