28 de maio de 2013

Drama

Basquete Oscar Schmidt 1996 (Foto: Ag. Estado)

OSCAR SCHMIDT LUTA CONTRA CÂNCER NO CÉREBRO

Nesta terça-feira veio à tona uma terrível notícia para o esporte brasileiro.

Maior nome do basquete nacional de todos os tempos, o ex-jogador Oscar Schmidt, 55 anos, teve o diagnóstico de um câncer no cérebro. Ele passou por uma cirurgia no local no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no final de abril. O tumor, no entanto, surgiu ainda em 2011, e desde então aumentou, sendo considerado maligno.

Agora, o "Mão Santa" está fazendo sessões de radioterapia.

A escala de gravidade dos tumores vai de 1, o único considerado benigno, a 4, o mais grave. De acordo com o médico, que recebeu autorização de Oscar para comentar o caso, o tumor retirado era mais agressivo e, por isso, precisou ser retirado. Para evitar que resquícios se alastrem, o ex-jogador precisa fazer sessões de radioterapia. 
- Removemos o tumor e, nesta segunda amostra, a malignidade do tumor era maior. Isso significa que ele é mais agressivo, em termos de velocidade e invasão do cérebro. Por isso, ele está fazendo radioterapia e depois seguirá para a quimioterapia - disse.

Segundo o neurologista, apesar do problema, Oscar estará nos Estados Unidos, em setembro, para participar da cerimônia de sua entrada no Hall da Fama do Basquete Mundial, que foi oficializada há três meses.

Oscar é o recordista mundial de pontos no esporte, com 49.703, superando lendas norte-americanas, como Kareem Abdul-Jabaar e Michael Jordan. O recorde é extraoficial, pois não havia súmulas de todos os jogos de Oscar no Brasil.

Ele foi líder de um dos maiores feitos do basquete nacional e mundial. Em 23 de agosto de 1987, liderou o Brasil ao título histórico dos Jogos Pan-Americanos, enfrentando o "Dream Team" dos Estados Unidos, na casa deles (Indianápolis) na grande final. Antes, conquistou o bronze no Mundial de 1978. Jogou profissionalmente até 2002, quando defendia o Flamengo.

FORÇA, OSCAR!

Colaboraram: globoesporte.com e Agência Estado

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem? O basquete brasileiro existia com o Oscar. Só agora começa a se reerguer. Força, Oscar! Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O basquete brasileiro já foi o melhor do mundo duas vezes. Tanto que celebramos recentemente os 50 anos do bi Mundial. Fora essas conquistas, tiveram outras importantes, lideradas por Oscar Schmidt. Mais recentemente, voltou a disputar uma Olimpíada. E rezamos pela recuperação do Mão Santa! Abração! o/

      Excluir