8 de maio de 2013

Obrigado, Sir

Na temporada em que se despede do United, Alex Ferguson conquistou seu 13º título de Campeonato Inglês Foto: Reuters

FIM DE UMA ERA: ALEX FERGUSON ANUNCIA APOSENTADORIA

Na manhã desta quarta foi anunciado o fim de uma das eras mais vitoriosas e bem sucedidas da história do futebol mundial. No comando técnico do Manchester United há 26 anos e 6 meses, o escocês Alex Ferguson anunciou sua aposentadoria dos gramados. Aos 71 anos, ele deixará o comando dos Diabos Vermelhos para atuar, a partir da próxima temporada, como executivo no time.

"Pensei muito sobre aposentadoria e acredito que seja a hora certa. É importante para mim deixar a equipe em um momento de alta, e eu acredito que o fiz", declarou o treinador, que traça um futuro vitorioso para o clube que foi sua casa por quase 27 anos: "a qualidade do time atual e a estrutura construída com os anos são um bom presságio para o sucesso contínuo".

Além dos 13 títulos ingleses, Ferguson comandou o United na conquista de duas Ligas dos Campeões (1998/99 e 2007/08), dois Mundiais de Clubes, cinco Copas da Inglaterra, quatro Copas da Liga Inglesa, 1 Recopa Europeia e 1 Supercopa da Europa. Uma somatória de 35 títulos. Todos de suma importância para a vida profissional do futuro ex-treinador.

Antes do sucesso pelo clube inglês, que lhe valeu um título de Sir pela rainha Elizabeth II, o escocês havia atuado apenas em seu país natal: como atacante, jogou por diversos clubes entre 1957 e 74, com passagem pelo poderoso Glasgow Rangers.

Tão logo pendurou as chuteiras, iniciou a trajetória como técnico no pequeno East Stirlingshire. Ainda passou por St. Mirren e Aberdeen (equipe pela qual conquistou a Recopa Europeia e a Supercopa da Europa em 1983), antes de um rápido período na seleção escocesa, que antecipou sua ida para o United.

No time, que tão logo ultrapassou o Liverpool em títulos do campeonato nacional e, pois, monopolizou outros, vários jogadores fizeram sua história nessa era. Do francês Eric Cantona, na década de 80, até o matador holandês Robin Van Persie, imediato e atual ídolo dos Reds depois de passar oito temporadas no rival Arsenal (sem conquistar títulos). Passando por outras lendas, como David Beckham, Wayne Rooney, Cristiano Ronaldo, Nemanja Vidic, entre outros. Sem falar no galês Ryan Giggs, no plantel do United há mais de 20 anos, sem cogitar aposentadoria até agora.

Ainda nesta quarta, foi especulado e praticamente acertado de que o substituto de "Sir" Ferguson será o compatriota David Boyes, atual técnico do Everton (está lá desde 2002). Rooney foi revelado nesse time.

Tabloides ingleses cogitaram também o nome do português José Mourinho, atualmente no Real Madrid, como novo treinador, mas a diretoria já descartou. Mourinho deve assumir o Chelsea.

E assim começarão as marcantes transações do futebol inglês, preparando para uma nova temporada. Muito diferente.

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem? O São Paulo foi goleado na Libertadores. Que vergonha. Que vergonha.. Rogerio Ceni está na hora de se apsoentar... Abraços, Fabio www.fabiotv.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro semestre do São Paulo foi jogado no lixo diante dessas eliminações seguidas. Vamos ver se melhora com essa série de dispensas! Abraços o/

      Excluir