14 de maio de 2013

Luta contra o câncer


ANGELINA JOLIE RETIRA OS SEIOS

Na manhã desta terça-feira, um surpreendente anúncio abalou o mundo das celebridades.

Um dos maiores símbolos sexuais de Hollywood, a atriz Angelina Jolie anunciou que passou por uma operação que determinou a retirada de seus dois seios, em intervenção cirúrgica denominada mastectomia preventiva. 

"Minha mãe lutou contra o câncer por quase uma década e morreu aos 56", diz a atriz no começo do texto. "Ela viveu o suficiente para conhecer seus primeiros netos e segurá-los nos braços. Mas minhas outras crianças nunca terão a chance de conhecê-la e sentir quão amável e graciosa ela era", afirma.

Angelina, de 37 anos,  diz que descobriu ter um "defeito" no gene chamado BRCA1. Os médicos disseram que ela tinha 87% de chances de desenvolver um câncer de mama, e 50% de ter um câncer no ovário.
"Quando soube que essa era minha realidade, decidi ser pró-ativa e minimizar o risco o quanto podia. Tomei a decisão de ter uma dupla mastectomia preventiva", diz a atriz. "Comecei com os seios, já que meu risco de câncer de mama é mais alto que meu risco de câncer no ovário, e a cirurgia é mais complexa", afirma.

O câncer de mama é o carcinoma mais comum em mulheres, respondendo por 22% do total de casos a cada ano no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer. Estimativa aponta que o país registrou mais de 52 mil novos casos da doença somente no ano passado.

Angelina Jolie nasceu em Los Angeles, em junho de 1975, e é uma das celebridades mais idolatradas do cinema norte-americano. É namorada do também consagrado ator Brad Pitt, desde 2005, quando protagonizaram "Sr. e Sra. Smith", e é noiva dele há um ano. Ganhou seu primeiro Óscar, de atriz coadjuvante, por "Garota Interrompida" (1999). Estrelou outros filmes de sucesso como "Tomb Raider", "Amor Sem Fronteiras", "A Troca" e "Salt", sua última atuação até agora, em 2010.

FORÇA, ANGELINA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário