25 de maio de 2013

SÉRIE A: Um charme a parte


Prepare o seu coração, torcedor!

Neste sábado, começará mais uma edição do Campeonato Brasileiro. A edição de 2013, a 11º em pontos corridos, promete fortes emoções, através de grandes jogos e um desfile de craques. Dentro e fora dos gramados, uma cobertura midiática show de bola do certame mais equilibrado do planeta. E candidatos ao título, sempre tem de sobra.


Para começar, Corinthians e Atlético Mineiro despontam como principais candidatos ao título, pelos excelentes times e estruturas técnicas que dispõem atualmente. O Fluminense também não fica para trás e busca seu segundo título nacional seguido. Grêmio, Cruzeiro, Botafogo e São Paulo e Inter correm por fora, querendo arrancar pontos importantes, especialmente como mandantes.

Nesse atributo viverão os times menores, que buscam esses pontos importantes na luta contra o retrocesso à Série B de 2013. E Portuguesa e Bahia são, no momento, principais candidatos à degola, pelo mau primeiro semestre que viveram. O Náutico é mais um time que corre sérios riscos. Entre os grandes, o Vasco é o que passou (e passa) por piores momentos.

Confira, time a time, o que os 20 clubes oferecem de melhor para a disputa que começa logo mais:


Galo forte e vingador, mais do que nunca, vive o estrelato de melhor time do futebol brasileiro da atualidade. Como há muito tempo não acontecia com o time liderado por Ronaldinho Gaúcho e companhia. Com um quarteto ofensivo e mortal, que conta ainda com Bernard, Jô e Diego Tardelli, sob a batuta do técnico Cuca, no momento, foca na Taça Libertadores, na qual  teve melhor campanha da primeira fase e é tido como um dos favoritos ao título sul-americano. É o time a ser batido.


Campeão nacional em 2001, há muito tempo o Atlético Paranaense não surpreende em âmbito nacional. Chegou bem perto de reconquistar o título em 2004, quando o perdeu na última rodada para o Santos, e tinha nomes de constelação, como Washington e Jadson. Promovido após uma passagem pela Série B, o Furacão armou um esquema forte de preparação para o Brasileirão. Mandou o time Sub-23 na disputa de todos os jogos do Paranaense, inclusive nas finais. O time principal se concentrou em competições mais importantes, dentro e fora do Brasil. E está bem preparado para todos os desafios. Começando capitaneado pelo veterano Paulo Baier, o maior artilheiro da era dos pontos corridos. O novato técnico Ricardo Drubscky também tem destaque.


O Bahia foi o saco de pancadas do semestre. Mal na Copa do Nordeste, eliminado da Copa do Brasil para o Luverdense, o Tricolor de Aço ainda sofreu duros golpes do Baiano. Duas goleadas históricas aplicadas pelo rival Vitória (5 a 1 e 7 a 3), em pleno retorno da Fonte Nova, que já deu tantas alegrias no passado. Boa parte dos jogadores foi dispensada, e o time, com uma diretoria recalcada, vai para seu terceiro técnico. Cristóvão Borges, ex-Vasco, estreia neste domingo contra o Criciúma.


O Botafogo passeou no Campeonato Carioca. Conquistando os dois turnos, sem muitos sustos, levou o título estadual de forma antecipada, e garantiu mais tempo para preparar o bom time comandado por Oswaldo de Oliveira para estrear, logo de cara, contra o campeão paulista, Corinthians. O elenco é liderado pelo rodado craque holandês Clarence Seedorf, um exemplo de profissionalidade esportiva que não pretende parar tão cedo de jogar futebol, nem mesmo quando chega-se a ter uma proposta do Milan, clube que mais o consagrou no passado, para ser técnico dos rossoneros. O goleiro Jefferson, os meias Lodeiro, Fellype Gabriel e o "contestado" atacante Rafael Marques são os outros trunfos do Glorioso.


Junto com o Atlético-MG, o Corinthians é o outro time a ser batido. Visto sua eliminação precoce da Libertadores, graças a péssima arbitragem de Carlos Amarilla contra o Boca Juniors, o time lavou a alma na mesma semana e faturou o Paulista, impedindo o tetracampeonato do rival Santos. E agora, concentra suas atenções para o Nacional, sem qualquer outro campeonato a disputar no outro momento. No segundo semestre, tem Recopa Sul-Americana contra o São Paulo, mais a Copa do Brasil. O time do técnico Tite (provável sucessor de Felipão após a Copa 2014, ou não), tem nas estrelas de Cássio, Gil, Paulinho, Emerson Sheik, Guerrero, entre outros, as esperanças de um excelente desempenho. E ainda  se dá ao luxo de ter o caríssimo Alexandre Pato no banco de reservas.

O Coritiba está bem no cenário nacional recente, por conta de dois vice-campeonatos seguidos da Copa do Brasil, além do tetracampeonato paranaense. Mas o Coxa já saiu da atual edição da CB, diante do modesto Nacional-AM. E agora, só concentra suas forças para o certame, com boas chances de brigar nas primeiras posições, sem se preocupar com rebaixamento. Para isso, a equipe de Marquinhos Santos tem a liderança do meia e artilheiro Alex, que voltou com tudo após quase dez anos longe do futebol brasileiro.


Durante os oito anos que ficou sem conquistar o título catarinense, o Criciúma chegou a cair duas vezes para a Série C. Subindo, descendo, subindo, e só em 2012 que confirmou sua volta a elite, onde não ficava desde 2004. E para esse ano o Tigre vem com bons presságios, sob o comando do técnico Osvaldo Alvarez (Vadão), contando com nomes já conhecidos do futebol, como o zagueiro Fábio Ferreira, o meia Ivo e o atacante Lins. É candidato a cair, mas conta com a força do alçapão do Heriberto Hulse para afastar essa previsão chata.


Nos últimos anos o Cruzeiro foi presença constante na Taça Libertadores, e sempre montou boas e competitivas equipes. Mas de 2011 para cá isso não se repetiu, e a equipe se viu em campanhas medianas nos principais campeonatos. Agora em 2013, voltou a montar um bom time, sob comando de Marcelo Oliveira, com jogadores de peso, que vai de Dagoberto, Borges e Diego Souza, até chegar ao zagueiro Dedé (o "Mito), contratado a peso de ouro. O time promete bons momentos dentro da volta de seu querido alçapão, o Mineirão.


Decepção a parte no Campeonato Carioca, o Flamengo se reestrutura como pode e virou notícia, no sentido positivo, nos últimos dias, ao anunciar patrocínio milionário com a Caixa Econômica Federal (a mesma do Corinthians, por exemplo), e nova fornecedora, também com acordo gritante, a Adidas. Ainda por cima, trouxe o ex-gremista Marcelo Moreno para reforçar o ataque, que conta com Hernane "brocador" e a revelação Rafinha. Se não tiver surpresas desagradáveis, o rubro-negro de Jorginho pode sonhar alto.


Atual campeão e com um dos melhores elencos do Brasil, o Fluminense segue na Libertadores buscando alcançar as semifinais e, quem sabe, reeditar novos e esperados duelos com o Atlético-MG. Enquanto isso, mais um Brasileirão começa para a equipe de Abel Braga, que quer mais um título. E o camisa 9 Fred promete "pegar todo mundo", como a torcida canta. É favorito para ser artilheiro novamente. O time é a base do Brasil para a Copa das Confederações, pois convocou o volante Jean e o goleiro Diego Cavalieri.


Campeão da Série B em 2012, o Goiás vem forte no retorno "ao seu lugar", de onde saiu em 2010, mesmo ano em que conseguiu um incrível vice da Sul-Americana. Para comprovar seu bom momento, pelo fato de ser bi-campeão goiano, o Esmeraldino treinado por Enderson Moreira tem um ataque de bons presságios, comandado por Walter e Renan Oliveira. Sem falar no retorno do medalhão Araújo, que se consagrou no time no final da década de 90.


O Grêmio vive um dilema com a torcida, já que não ganha título desde o Gaúcho de 2010, e sem conquistas nacionais importantes desde a Copa do Brasil de 2001. No comando do time desde 2012, Vanderlei Luxemburgo já balança, principalmente após a queda na Libertadores, diante do Santa Fé. Ainda assim, é um possível candidato ao título brasileiro, e tem no ataque estrangeiro de Barcos e Vargas a esperança de gols e alegrias.

Sob o comando de Dunga, o Inter conquistou o Gauchão pelo terceiro ano seguido, e conta com um time recheado de estrelas, como D´Alessandro e Diego Forlán, que está em melhor forma em relação a 2012, quando estava abaixo do esperado. Mesmo assim, poderá sofrer uma importante baixa ao longo do certame: é improvável que Leandro Damião não seja vendido antes de julho.


O Náutico não fez um bom Pernambucano e é novamente candidato a degola, como no ano passado. Mas sua ótima campanha nos Aflitos o salvou em 2012. E o mesmo estádio não poderá ser trunfo nessa edição, já que após a Copa das Confederações, passará a usar a Arena Pernambuco como sua nova casa. O time do técnico Silas tem como destaque o atacante Elton, que foi artilheiro do Estadual.


A Ponte Preta fez um ótimo campeonato estadual, está firme e forte na Copa do Brasil e, assim, não é apontado como possível rebaixado, apesar do time limitado. Contudo, o técnico Guto Ferreira conseguiu montar uma base de nomes importantes, que incluem o meia Cicinho, o zagueiro Cléber e, principalmente, o veterano atacante William. A Macaca promete dificultar na vida dos grandes.


Campeã da segunda divisão paulista, a Portuguesa segue sem inspirar confianças. Com um time mais que mediano e estrutura precária, o técnico "interino" Edson Pimenta luta montar uma boa base, junto com a contestada diretoria lusitana. O investimento começou no acerto com o meia argentino Cañete, recém-desligado do São Paulo. A Lusa terá trabalho para reconquistar os torcedores do Canindé.


Prestes a vender Neymar, o Santos quer provar que não é dependente da Joia. O técnico Muricy Ramalho conta com bons nomes, mas que ainda não vingaram nesse ano. São os casos de Marcos Assunção e do argentino selecionável Montillo. Em compensação, Cícero, com menor custo, foi um destaque positivo, marcando gols decisivos no primeiro semestre. O Peixe pode brigar pelo título.


O São Paulo não está de bem com a vida. Machucado com as recentes eliminações no Estadual e na Libertadores, com direito a surra do Galo mineiro, o Tricolor comandado por Ney Franco - ou pelo maluco presidente Juvenal Juvêncio - fez uma faxina, dispensando sete jogadores. Trouxe reforços como Roni, prometendo dias melhores e busca pelo heptacampeonato.


O Vasco é o time grande que mais vive em crise atualmente. Sem atuar oficialmente desde 20 de abril, após a campanha ruim no Carioca, o time tem no comando de Paulo Autuori a esperança de formar um bom time, que não tem os mesmos nomes renomados do ano passado. Conta, no máximo, com o ataque formado por Éder Luís e o equatoriano Carlos Tenório. Tem que ficar de olho com a degola.


A lua-de-mel está muito boa por parte do Vitória, que nem mesmo a eliminação da Copa do Brasil diante do Salgueiro-PE o atrapalhou nesse ótimo semestre, marcado pelas belas goleadas aplicadas em cima do Bahia. Com dois argentinos e um paraguaio no time titular, a equipe do técnico Caio Júnior conta ainda com Renato Cajá e Dinei como possíveis destaque para surpreender positivamente neste campeonato.

Feitas as análises, e hora dos times mostrarem a que vieram, das primeiras até as últimas rodadas, prometendo mais um campeonato emocionante. Que vença o melhor!

Confira abaixo a tabela da primeira rodada:

  • Sab 25/05/2013 - 18h30 São Januário
    Vasco
    VAS
     
    POR
    Portuguesa
  • Sab 25/05/2013 - 18h30 Fonte Nova
    Vitória
    VIT
     
    INT
    Internacional
  • Sab 25/05/2013 - 21h00 Pacaembu
    Corinthians
    COR
     
    BOT
    Botafogo
  • Dom 26/05/2013 - 16h00 Alfredo Jaconi
    Grêmio
    GRE
     
    NAU
    Náutico
  • Dom 26/05/2013 - 16h00 Moisés Lucarelli
    Ponte Preta
    PON
     
    SAO
    São Paulo
  • Dom 26/05/2013 - 16h00 Heriberto Hulse
    Criciúma
    CRI
     
    BAH
    Bahia
  • Dom 26/05/2013 - 16h00 Mané Garrincha
    Santos
    SAN
     
    FLA
    Flamengo
  • Dom 26/05/2013 - 18h30 Moacyrzão
    Fluminense
    FLU
     
    CAP
    Atlético-PR
  • Dom 26/05/2013 - 18h30 Independência
    Cruzeiro
    CRU
     
    GOI
    Goiás
  • Dom 26/05/2013 - 18h30 Couto Pereira
    Coritiba
    CFC
     
    CAM
    Atlético-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário