18 de fevereiro de 2013

A semana do futebol


Vai se mais um domingo, e o Futebol Total conta agora como foi a semana agitada de grandes jogos pelo futebol brasileiro. Das malandragens da Taça Libertadores até as surpresas da Copa do Nordeste, sigam os principais resultados:


Teve início a fase de grupos da Taça Libertadores da América. O jogo inaugural, na terça-feira, teve um empate de 2 a 2 entre Nacional do Uruguai e Barcelona de Guayaquil. O grande destaque ficou por conta do ídolo uruguaio Sebastian Abreu (vulgo Loco Abreu), ex-Botafogo, autor de um dos gols. Em outro jogo destacado do dia, o Emelec bateu o Velez Sarsfield por 1 a 0.

Mas foi na quarta-feira a estreia oficial dos times brasileiros, e com um lance para lá de malandro, e também genial. Ronaldinho Gaúcho não fez gol, mas fez a defesa são-paulina ter pesadelos. Principalmente no primeiro gol.
No lance, o jogo estava parado, e R10 foi pedir água ao goleiro rival, Rogério Ceni, e tomando-a. Logo depois, percebendo a distração da defesa tricolor, foi ordenada a rápida cobrança de lateral. Marcos Rocha cobrou com força. Sem impedimento nenhum, Ronaldinho cruzou, e Jô completou. Um primeiro gol de um Atlético Mineiro que nem parecia estar há 13 anos sem disputar a Libertadores.

O Galo fez o segundo com Réver, de cabeça. Aloísio ainda diminuiu, o São Paulo pressionou, mas saiu de mãos vazias. Vitória emblemática de 2 a 1 que embala o time mineiro na disputa da competição. Vale destacar a festa no estádio Independência, completamente lotado e com fogos de artifício iluminando os céus. Parecia um estádio de Copa do Mundo.....



Também na quarta-feira, o Fluminense foi até Caracas e derrotou o time venezuelano por 1 a 0, gol do matador Fred. A destacar, o péssimo estado do gramado.
Surpreendente mesmo foi a vitória do Toluca por 2 a 1 sobre o Boca Juniors, de virada, em plena Bombonera. É a primeira vitória na história de um time mexicano no local.

Na quinta, o Grêmio decepcionou seus torcedores que compareceram à Arena, e perdeu para o campeão chileno Huachipato, por 2 a 1. O gol gremista foi marcado de pênalti pelo estreante Barcos.

Na mesma noite, o Palmeiras teve sorte melhor e bateu os peruanos do Sporting Cristal pelo mesmo placar, com gols de Henrique e Patrick Vieira.

A próxima semana da Libertadores terá destaque para o duelo entre Flu x Grêmio, e a estreia do atual campeão Corinthians, diante do San José, na altitude da Bolívia.

ESTADUAIS


A rodada do Paulistão teve de tudo, inclusive um bom clássico entre Corinthians e Palmeiras, que terminou em 2 a 2. Emerson Sheik abriu o placar para o alvinegro, que parecia dominar o jogo. Mas Vilson empatou o jogo em lance de bola parada. No segundo tempo, outro lance parecido, agora com Vinícius completando de cabeça, em saída errada de Cássio, virando o jogo. No desespero, o Timão partiu para cima e chegou ao empate com Romarinho. Sim, o talismã corintiano assombrou de novo os palmeirenses, marcando seu quarto gol no Dérbi paulista.

O líder, mais do que nunca, é a Ponte Preta, que bateu o Santos por 3 a 1, com direito a expulsão de Neymar e seu novo visual. A Macaca lidera com 18 pontos, seguida por outro time interiorano, Linense, com 16. O time de Lins superou o Atlético Sorocaba por 3 a 2. O terceiro é o Mogi Mirim. Só em quarto aparece o Santos.

Ontem, o São Paulo sofreu para vencer o Ituano por 3 a 2, em jogo disputado que teve direito a frango de Rogério Ceni. Provando que sua semana foi traumática.....


A rodada do Cariocão terminou com flamenguistas sorrindo. O Flamengo venceu o clássico com o Botafogo, por 1 a 0, e ambos os times lideram seus grupos (a diferença é que o Fla não perde mais o primeiro lugar da chave B da Taça Guanabara). No duelo particular de artilheiros entre Hernane e Bruno Mendes, melhor para Hernane, autor do gol da vitória, ainda no início do jogo.

Em outros jogos, o Vasco venceu o Audax por 2 a 0, e o Fluminense bateu o Nova Iguaçu por 3 a 1. Ambos os times são vice-líderes de seus grupos. A última rodada dessa fase será disputada no próximo domingo.


Com o time titular, mas sem as malandragens de R10, o Atlético Mineiro mantém boa fase ao bater o Araxá por 3 a 0, com direito a golaço de Bernard. Mas o líder do Mineirão é o Cruzeiro, que segurou um empate sem gols com o Guarani de Divinópolis.


A Taça Piratini, primeiro turno do Gauchão, terminou, e com ela foram formadas as quartas-de-final. E um gol do Cruzeiro-RS diante do Internacional, aos 47 minutos do segundo tempo, além de determinar o 1 a 1, provocou o choque Gre-Nal antecipado, já nesta fase. É o segundo ano seguido que isso acontece. O Inter foi o vice-líder do Grupo 2, enquanto o Grêmio ficou em terceiro do Grupo 1, confirmando a posição ao vencer o Veranópolis por 1 a 0.

Os rivais já se enfrentaram no último dia 3, com vitória colorada por 2 a 1.

Os outros jogos serão Lajeadense x Esportivo, São Luiz x Cerâmica e Caxias x São José. As partidas devem acontecer no próximo fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário