24 de fevereiro de 2013

Giro Esportivo



Após algumas semanas fora do ar, o Giro Esportivo está de volta, trazendo o que aconteceu de melhor nos esportes mundiais recentemente. E o grande destaque dessa edição vai para o tênis, onde tivemos o Brasil Open.


O Brasil Open teve sua décima terceira edição finalizada no domingo passado. O torneio, que foi de 2001 até 2011 na Costa do Sauípe, litoral norte da Bahia, está em São Paulo desde 2012, mais precisamente no Ginásio do Ibirapuera.

E o campeão é bem conhecido dos fãs de tênis. Voltando de lesão no quadril após oito meses parado, o espanhol Rafael Nadal venceu o argentino David Nalbandian por 2 sets a 0 e faturou o torneio pela segunda vez (já havia ganho em 2005), se juntando ao brasileiro Gustavo Kuerten como bicampeão. O maior campeão do Aberto brasileiro é o também espanhol Nicolás Almagro, com três títulos.

O Brasil foi representado por Thomaz Bellucci, um dos principais cabeças de chave. Mas ele não foi bem, e caiu ainda na segunda fase, perante o italiano Fillipo Volandri.

Já entre as duplas, Bruno Soares faturou o terceiro título seguido, com parceiro diferente em todas. Desta vez, o austríaco Alexander Peya foi o companheiro vencedor, ao baterem na final o tcheco Frantisek Cermak e o eslovaco Michal Mertinak, por 2 sets a 1.

Haverá nesse ano o Brasil Open feminino, em Florianópolis.

Torcida do Palmeiras NBB (Foto: Thiago Fidelix)

No basquete, acabou a invencibilidade flamenguista, que na semana passada sofreu duas derrotas seguidas. A primeira em casa, contra o Franca, e a segunda, no clássico contra Brasília. Mas o ainda líder do Novo Basquete Brasil retomou o caminho das vitórias ao bater o Basquete Cearense por 101 a 82, com mais uma grande atuação do ala Marquinhos.

O Brasília segue em segundo lugar absoluto, após bater o Tijuca por 90 a 79. Pinheiros e Uberlândia dividem a terceira posição.

Mas outro destaque importante dos últimos dias se remete ao confronto entre Palmeiras e Mogi das Cruzes. O time palmeirense, enfim, engatou uma sequência de vitórias e conseguiu mais uma ontem, após vencer o adversário na prorrogação por 86 a 77. Chamou a atenção o fato das duas torcidas entoarem gritos de guerra "futebolísticos" (o Mogi, por exemplo, exaltou o Corinthians). A Polícia Militar teve que intervir.

O campeonato faz uma breve pausa nesta semana, pois no sábado, às 10hs, haverá o Jogo das Estrelas, em Franca.

Torcida do Osasco (Foto: João Gabriel Rodrigues/Globoesporte.com)

No vôlei, destaque para mais um grande duelo entre Osasco e Rio de Janeiro, pela Superliga feminina, com direito a clima de hostilidade.

A vitória osasquense por 3 sets a 2 ficou em segundo plano diante das provocações da torcida paulista para cima da ponteira Natália, que trocou o time pelo rival carioca. A jogadora foi recebida na quadra sob gritos de "pipoqueira" e "mercenaria".

Apesar da vitória, Osasco ficou em segundo lugar, logo atrás do Rio, encerrando-se a primeira fase do campeonato. Uma possível revanche ocorreria somente na final, onde os dois principais times femininos disputam há nove anos seguidos.

As quartas-de-final começam nesta segunda, e os confrontos são os seguintes:

Rio de Janeiro x Rio do Sul-RS
Praia Clube-SP x Sesi-SP
Osasco x Minas
Campinas x Pinheiros

Volei - Cruzeiro Sada comemora ponto sobre o Rio de Janeiro RJX (Foto: Douglas Magno/Vipcomm)

Na Superliga masculina, o Rio de Janeiro também lidera, mas sob o percalço do Cruzeiro, que derrotou os cariocas por 3 sets a 2, em jogo de duas viradas emocionantes. Os mineiros, atuais campeões da competição, tem duas rodadas para tentar tirar a liderança do Rio, sendo que na última rodada, no próximo fim de semana, encara o atual vice-campeão, Vôlei Futuro-SP, que faz campanha irregular e luta por vaga nas quartas-de-final.

pentatlo Yane Marques Copa do Mundo dos EUA (Foto: Divulgação/UIPM)

Para encerrar, o desconhecido pentatlo moderno ganhou mais notoriedade graças à pernambucana Yane Marques, que faturou uma histórica medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres, ano passado. E na abertura da temporada do esporte, que une esgrima, natação, tiro e corrida, ela fez bonito novamente.

Neste sábado, em Palm Springs, no Estados Unidos, Yane foi a terceira colocada primeira etapa da Copa do Mundo da modalidade. Com 5.368 pontos no total, a medalhista olímpica ficou atrás apenas da ucraniana Victoria Tereshuk (5.400) e da chinesa Xiaonan Zhang (5.388). A também brasileira Priscila Oliveira terminou a disputa em 28º lugar (4.992).

Nenhum comentário:

Postar um comentário