9 de fevereiro de 2013

Os desfiles de Sampa

O primeiro dia de desfiles das escolas de samba de São Paulo foi marcado por alegorias gigantes, sintonia perfeita de bateria e harmonia, e também muita correria. No final, cada escola se destacou positivamente em pelo menos um quesito, a ser avaliado por uma banca de 45 jurados.

Tatuapé exalta Beth Carvalho em 1° desfile (Raul Zito/G1)Rosas de Ouro dá 'volta ao mundo' (Flavio Moraes/G1)Mancha lembra talentos de Mário Lago (Flavio Moraes/G1)Vai-Vai propõe 'brinde de amor' à capital (Raul Zito/G1)
X-9 celebra a harmonia das 4 raças em SP (Raul Zito/G1)Carro 'encena' clássico dos desenhos (Raul Zito/G1)Águia lembra João Nogueira e estoura tempo (Raul Zito/G1)

Retornando a elite paulistana após um hiato de sete anos, a Acadêmicos da Tatuapé abriu a primeira noite de desfiles com um desfile tecnicamente bom, homenageando a "Rainha do Samba", a cantora Beth Carvalho. A homenageada não pôde participar da festa por motivos de saúde. A sua sobrinha, Lu Carvalho, a representou no último carro alegórico.
Logo a frente, Leci Brandão puxou o samba da agremiação com emoção, até porque foi ela a homenageada pela agremiação no ano passado, ocasionando a volta da mesma ao Grupo Especial.

Uma das favoritas ao título, a Rosas de Ouro não decepcionou o público ao falar das principais festas mundiais. Do Fallas de Valência ao Carnaval de Veneza, passando por outras festas europeias e chegando também a New Orleans (EUA), encerrando seu setor com festas exclusivamente brasileiras, tendo como destaque Parintins (Amazonas). A agremiação teve como destaque sua rainha de bateria, Ellen Roche.

Talvez a maior das surpresas da noite, a Mancha Verde provou que quer mesmo conquistar seu primeiro título nesse ano, com ótimas chances disso acontecer. A escola, que pertence a torcida organizada do Palmeiras, homenageou o ator Mário Lago (1911-2002), destacando sua atuação na televisão e, sobretudo, suas cantigas de boêmia, marca registrada do Rio de Janeiro de décadas atrás. Um dos carros alegóricos fez clara referência à novela Barriga de Aluguel, exibida pela Globo em 1990. Viviane Araújo foi a rainha de bateria.

Mais uma das favoritas ao primeiro lugar, a maior campeã paulistana do carnaval fez bonito ao levar o vinho para o público presente no Anhembi. Com muita uva "pisoteada" numa das alegorias, a Vai-Vai chamou atenção ao explorar como foi o surgimento da bebida e também como ela se popularizou mundialmente. Fez referência a famosa Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS). Ana Hickmann estava entre as destaques.

Quinta escola à desfilar, a X-9 Paulistana explorou a harmonia das quatro raças reunidas na capital paulista, propondo a diversidade e cidadania entre elas. Com ritmo e letra fácil de decorar, a escola levantou o público com alegorias harmoniosas. O maior destaque foi a rainha de bateria, Rosemeire Rocha, grávida de oito meses, simbolizando maximamente a essência do enredo. Infelizmente, registra-se uma nota triste: um integrante da "Velha Guarda" passou mal após o término do desfile e morreu de parada cardíaca. A pessoa tinha 58 anos.

Da torcida organizada do São Paulo, a Dragões da Real mostra porque veio para ficar na elite, apresentando um enredo sobre o símbolo da escola, o dragão. Várias referências mitológicas ao animal puderam ser percebidas. A mais chamativa delas foi a alegoria que representou o desenho "Caverna do Dragão". Mas uma outra alegoria apresentou problemas, e isso pode tirar pontos importantes da Dragões na evolução.

Encerrando o primeiro dia de desfiles, a Águia de Ouro homenageou o sambista João Nogueira, falecido em 2000. O filho do homenageado, o também sambista Diogo Nogueira, ajudou na composição do enredo e entoou junto com os cantores da escola de samba, fazendo um belo desfile, que só não foi mais perfeito porque estourou o tempo limite de 65 minutos, excedendo um minuto. Com alegoria tendo problema, é possível que a agremiação perca, pelo menos, um décimo de ponto na apuração, a ser realizada na terça.

Neste momento, a Nenê de Vila Matilde abre o segundo dia de desfiles, falando sobre a igualdade entre homens. Ainda hoje, passarão pelo Sambódromo do Anhembi as seguintes escolas: Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre, Tom Maior, Unidos de Vila Maria, Acadêmicos do Tucuruvi e Império de Casa Verde.

Amanhã, haverá o desfile do Grupo de Acesso, com oito escolas participantes, dos quais se destacam Camisa Verde e Branco (segunda maior campeã do carnaval) e Pérola Negra, rebaixadas no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário