2 de fevereiro de 2013

Emoção africana

badu gana x niger (Foto: AFP)Eliase da Etiópia e Moses da Nigéria (Foto: AFP)
Drogba comemora gol da Costa do Marfim (Foto: AP)

A Copa Africana de Nações definiu nesta quarta-feira os quatro jogos das quartas-de-final, que começam neste sábado. E jogo bom é o que não vai faltar.

A terceira rodada, iniciada no domingo com as classificações de África do Sul e Cabo Verde, prosseguiu com a definição do Grupo B, favorável a Gana e Mali. Enquanto os ganeses venceram Níger sem dificuldades por 3 a 0, Mali segurou um empate com R.D. Congo, do goleiro Kidiaba, por 1 a 1.

Mas a maior surpresa vem do Grupo C. A atual campeã Zâmbia não passou de um empate sem gols com Burkina Faso, e caiu logo na primeira fase. Já a Nigéria bateu Etiópia por 2 a 0, dois gols de Victor Moses, jogador do Chelsea. Após duas participações frustantes nos últimos anos, Burkina Faso consegue enfim alcançar as quartas-de-final, e logo como líder do grupo. Irá enfrentar Togo nas quartas-de-final.

Togo que mostrou valentia ao conquistar a segunda vaga do Grupo D. O time, que até então esteve suspenso pela Confederação Africana de Futebol por conta da desistência da Copa Africana de 2010 (após incidente com a delegação em Angola), se classificou após empate com a Tunísia por 1 a 1. Ambas tiveram quatro pontos, mas Togo leva a melhor no saldo de gols. É a segunda vez que Tunísia é eliminada numa fase de grupos após 2004, ano em que conquistou seu único título da competição.

No outro jogo, que só cumpria tabela, Argélia e Costa do Marfim (líder) empataram em 2 a 2.

Assim ficaram definidas as quartas-de-final, com horários e locais:

Chave 1: África do Sul x Mali, sábado, 16h30, em Durban
Chave 2: Costa do Marfim x Nigéria, domingo, 13h00, em Rustenburg
Chave 3: Gana x Cabo Verde, sábado, 13h00, em Port Elizabeth
Chave 4: Burkina Faso x Togo, domingo, 16h30, em Nelspruit.

Favoritas, Gana e Costa do Marfim fizeram as melhores pontuações gerais da primeira fase, tendo 7 pontos cada.
Cabo Verde e Burkina Faso são as gratas surpresas dessa edição, e querem alcançar as quatro primeiras colocações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário