10 de fevereiro de 2013

É campeã!

Cerimonia Abertura Copa Africana de Nações, Nigéria x Burkina Faso (Foto: AP)Nigéria comemora gol sobre Burkina Faso (Foto: AFP)

NIGÉRIA VENCE A COPA AFRICANA E VEM AO BRASIL EM JUNHO

A sensação do futebol mundial entre os idos dos anos 90 e início dos anos 2000, com boas participações em Copas do Mundo, está de volta ao caminho das conquistas.

A Nigéria venceu Burkina Faso por 1 a 0, ainda no primeiro tempo, em um jogo muito estudado na parte técnica de ambas as equipes. Ao apito final, não faltou euforia na comemoração do título, o terceiro dos nigerianos na Copa Africana de Nações. Antes, já havia ganho em 1980 e 1994.

Com a vitória, a Nigéria assegurou a vaga africana para a Copa das Confederações no Brasil, em junho, e se junta a Espanha, Uruguai e Taiti no Grupo B. O Brasil está no Grupo A ao lado de Japão, México e Itália. A competição começa dia 15, e os nigerianos estreiam contra os taitianos, dois dias depois, em Belo Horizonte.

O JOGO

O gol da vitória foi marcado por Sunday Mba, que já teve participação decisiva ao marcar o gol que eliminou a forte Costa do Marfim nas quartas-de-final, aos 39 minutos.
No lance, Moses tentou chutar, a bola bateu na defesa e subiu. Na sobra, Mba deu um lençol em Koffi e, sem deixar a pelota cair, chutou para o fundo da rede. Um belíssimo gol que marcou de vez a brava campanha nigeriana, apesar de tudo.

No segundo tempo, a Nigéria pouco atacou, sofreu pressão dos burquinenses, que tiveram oportunidades claras de empate, mas pararam no goleiro Enyeama. Pitroipa, que havia sido expulso na semifinal contra Gana, mas foi liberado para jogar a final, passou em branco.

O jogo foi apitado pelo argelino Haimoudi Djamel, que, ao apito final, passou por uma situação inusitada. O goleiro nigeriano o tentou erguer, sem sucesso, em uma cena engraçada. Depois, Enyeama abraçou um jogador burquinense para iniciar a comemoração do título.

No sábado, houve a disputa do terceiro lugar e, assim como em 2012, Mali derrotou Gana, dessa vez, por 3 a 1.


PARABÉNS, NIGÉRIA, CAMPEÃ DA CAN 2013!

Campeã, Nigéria, vai à Copa das Confederações

Confira aqui a tabela completa da Copa das Confederações: http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/classificacao.html#/classificacao-e-jogos

Em junho, um guia super especial sobre o torneio.

ATUALIZAÇÃO: Logo após a conquista da Copa Africana, o técnico Stephen Keshi pediu demissão do cargo, e não deve vir ao Brasil para a disputa da Copa das Confederações.
Nesta terça, a Federação Nigeriana de Futebol anunciou que Keshi recuou no seu pedido de demissão, e agora as duas partes negociam que o treinador retorne ao comando da campeã africana. Então, virá ao Brasil sim...

2 comentários:

  1. Pode atualizar de novo pois ele voltou atrás porque o ministro dos esportes interveio e permanecerá no cargo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não é você me avisando.... kkkk, que notícia surpreendente!

      Excluir