1 de fevereiro de 2013

Vagas heroicas (parabéns Grêmio)

A última edição do Futebol Total de janeiro destaca a rodada da Libertadores, Estaduais e Copa do Nordeste. Viajando no futebol!



Uma vitória com garra, com coração e emoção, vale a justificativa do torcedor ter escolhido o Grêmio como time do coração e que homenageia os mortos de Santa Maria. E essa noite valeu muito mais do que uma vitória sobre a LDU e uma vaga para a fase de grupos da Taça Libertadores. Valeu a união e a força de um time aguerrido, em situações dramáticas que, talvez, lembrem a mítica "Batalha dos Aflitos", onde o Imortal, com três jogadores a menos, conquistou o título da Série B de 2005 ao vencer o Náutico, que havia desperdiçado dois pênaltis.

No primeiro jogo oficial da novíssima Arena do Grêmio, a vitória no tempo normal foi de 1 a 0, sob fortes emoções. Um primeiro tempo pegado, e um segundo ainda mais. Elano fez o golaço da vitória que colocou as penalidades em evidência.

Durante a comemoração, a torcida fez a sua tradicional "Avalanche", mas o alambrado cedeu, ferindo oito pessoas. Passado o susto, que por pouco não gerou uma tragédia maior, o jogo foi até os 51 minutos do segundo tempo.

Nas penalidades, o Grêmio chegou a ficar atrás do placar, com Saimon errando o segundo pênalti. Na terceira cobrança, quem errou foi a LDU. Na primeira alternada, brilhou a estrela de Marcelo Grohe, que defendeu a cobrança de Martínez, fechando o placar em 5 a 4, e colocou o Tricolor gaúcho no Grupo 8, ao lado de Fluminense, Huachipato (Chile) e Caracas (Venezuela).



O São Paulo fez um primeiro tempo mais que perfeito na altitude de La Paz, mas acabou "perdendo o gás" no segundo, e tomou uma surpreendente virada de 4 a 3 perante o Bolívar. Como havia goleado no primeiro jogo por 5 a 0, o Tricolor passou sem sustos para a fase de grupos. Estará no Grupo 3, ao lado de Atlético Mineiro, Arsenal (Argentina) e The Strongest (Bolívia). Terá que jogar novamente em La Paz, sem precisar passar por "surpresas".

Em breve, o JI trará um Guia sobre a edição de 2013 da Libertadores, com o detalhamento de cada um dos oito grupos.

ESTADUAIS



No Paulistão, Santos e Ponte Preta dividem a liderança com 10 pontos cada. A Ponte bateu o Oeste por 1 a 0 em casa. Pelo mesmo placar, o Peixe venceu o Ituano, fora, mas com uma pitada de polêmica e gol de Cícero. Neymar acusou o técnico do Ituano, Roberto Fonseca, de ter sido xingado de "macaco", relatando ao assistente, que teria negado o xingamento. Roberto, no intervalo do jogo, negou as críticas, mas atacou o jogador dizendo que é "cai-cai".

O campeão do mundo Corinthians apareceu pela primeira vez em 2013. Com exceção de Cássio e Chicão, lesionados, todos os titulares da histórica final contra o Chelsea enfrentaram o Mogi Mirim. Como não podia deixar de ser, valeu o sofrimento para conseguir mais uma vitória de virada, por 2 a 1. Henrique abriu o placar para o Sapão, mas Jorge Henrique empatou no primeiro tempo. Fábio Santos, de pênalti, definiu a vitória. O Mogi teve dois expulsos no segundo tempo.

Hoje, o Palmeiras bateu o São Bernardo por 3 a 0, também no Pacaembu. Dois gols de Barcos e um do chileno Valdivia definiram a tranquila vitória que acalma os ânimos palmeirenses. Valdivia não marcava havia 210 dias.

O terceiro colocado é o surpreendente Penapolense, que venceu o XV de Piracicaba por 2 a 0. O veterano Guaru, autor de um dos gols, é o artilheiro do campeonato ao lado de Neymar, com 4 gols.



O destaque do Cariocão foi o clássico entre Vasco e Flamengo. Cheio de gols bonitos, o jogo não teve bom público, mas valeu o ingresso para quem esteve presente.

Melhor para o Fla, que venceu por 4 a 2, com gols de Hernane, Nixon, Cléber Santana e Rafinha. Pedro Ken e Dakson descontaram para o Cruz-maltino, que perdeu os 100% de aproveitamento, mas permaneceu na liderança do Grupo A, assim como o rubro-negro assumiu o topo do Grupo B. Botafogo e Fluminense são os vice-líderes respectivos. Enquanto o Fogão goleou o então líder do segundo grupo, Audax, por 4 a 0, o Flu buscou um empate de 2 a 2 com o Friburguense.

Dunga mostrou irritação com o time em alguns momentos Foto: Vinicius Costa / Futura Press

No Sul do Brasil, o Campeonato Gaúcho voltou a ativa depois de ser suspenso no fim de semana devido à tragédia em Santa Maria. E com Dunga estreando como técnico do Internacional. O Colorado, apesar de jogar bem, não saiu de um 0 a 0 com o Novo Hamburgo.

Hoje, os juniores do Grêmio foram goleados pelo São Luiz por 4 a 0. O que prova a falta de competência da Federação Gaúcha de não adiar os jogos gremistas enquanto que o time principal disputaria a Pré-Libertadores. O São Paulo, na mesma disputa, "pôde" ter seus dois jogos de seu Estadual adiados.

Em Santa Catarina, o Chapecoense venceu jogo importante contra o Criciúma por 1 a 0. Na partida, o lance bizarro foi protagonizado pelo zagueiro Fábio Ferreira, que, ao tirar uma bola em cima da linha, se enroscou com a rede do gol, e a trave, por pouco, não caiu em cima dele. A partida precisou parar por 30 minutos para a efetuação da troca de trave.

No Paraná, destaque para a estreia oficial de Alex, que deu passe para gol de Arthur na vitória de 1 a 0 do Coritiba sobre o J.Malucelli.

Campinense 3 x 0 Santa Cruz, no Estádio Amigão (pela 1ª fase da Copa do Nordeste 2013) (Foto: Magnus Menezes / Jornal da Paraíba)

Quem diria, o Campinense é o primeiro time com vaga nas quartas-de-final confirmada na Copa do Nordeste. A vaga veio com vitória fora de casa sobre o CRB por 2 a 1, liderando o grupo D com dez pontos. Com nove, vem o Santa Cruz, que venceu o Feirense por 1 a 0 e também encaminhou sua vaga para a fase. Os vencedores do grupo irão cruzar com os classificados do Grupo B.

Grupo B que teve como destaque a bela vitória do Sport sobre o Fortaleza por 3 a 0, com show do meia Hugo. É a segunda vez que o time cearense perde por esse placar. Em outro jogo, Confiança e Sousa empataram em 2 a 2.

No Grupo C, o Vitória perdeu pela primeira vez, assim como o ASA conseguiu seus primeiros pontos, na vitória de 2 a 0 contra o time baiano. Na terça, o Salgueiro havia vencido o América-RN por 2 a 1, embolando a disputa do segundo lugar no grupo.

Hoje a quarta rodada foi completada pelo Grupo A, e o Ceará surpreendeu o Bahia, vencendo por 2 a 1 em pleno Pituaçu. Ambos os times dividem a liderança da chave com 7 pontos. Enquanto isso, o ABC goleou o Itabaiana por 4 a 1, e estão divididos em quatro pontos cada. Esse, então, é o grupo mais aberto entre todos os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário