16 de fevereiro de 2013

Pânico na Rússia

Janelas de um centro esportivo ficaram destruídas após serem atingidas por meteoritos nos Montes Urais (Foto: Reuters)

Meteoro deixa mil feridos e assusta os russos

No exato dia em que um asteroide iria se aproximar da Terra por 27 mil km, um meteoro (ou meteorito) caiu na manhã desta sexta-feira (15) na região de Cheliabinsk, a 1500 quilômetros da capital da Rússia, Moscou.

O número de feridos chegou a 1200 hoje, muitos deles devido à quebras de estilhaços de vidro, em locais fechados. O meteorito abriu uma densa camada de bolas de fogo, causando furor de muitas pessoas que viram e filmaram o fenômeno anormal.

O trânsito pela manhã foi detido subitamente na cidade de Cheliabinsk, nos Urais, enquanto o meteoro queimava parcialmente em sua queda ao ingressar na camada inferior da atmosfera sobre a cidade, iluminando o céu, segundo imagens exibidas pela televisão.

Os primeiros relatórios afirmaram que uma parte do meteorito caiu a 80 km da cidade de Satki, que fica 100 km ao oeste do centro regional, mas isto não foi confirmado oficialmente.

"Este meteorito foi um objeto bastante grande com uma massa de várias dúzias de toneladas", calculou o astrônomo russo Serguei Smirnov, do Observatório Pulkovo, em uma entrevista ao canal Russia 24.

A agência espacial americana NASA informou que o incidente do meteorito nada tinha a ver com o asteroide que passou pela Terra, às 17h30 do horário de Brasília. Esse asteroide pode ser visível, justamente, na região asiática, onde fica a cidade de Cheliabinsk.

As causas do incidente seguem sob investigação do governo local e nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário