19 de fevereiro de 2013

Palestra no Brasil

Yoani Sanchéz participa de debate em ginásio em Feira de Santana, na Bahia (Foto: Egi Santana/G1)

De visita ao Brasil, a blogueira cubana Yoani Sanchéz divide opiniões por onde passa. Na chegada ao país, sábado, em Recife, foi vaiada numa das visitas.

Hoje, durante debate realizado em Feira de Santana (BA), afirmou o desejo de criar um "meio de imprensa livre". Mais de mil pessoas, entre estudantes, militantes e membros da sociedade civil, participaram do evento, que durou pouco mais de uma hora. Para ela, a experiência de percorrer pelo menos 12 países em 80 dias, como pretende, trará conhecimento para ela tentar implantar um veículo de comunicação no território cubano.

Mais uma vez, Yoani ouviu muitos gritos de protesto como "Viva Fidel" e "Viva a revolução" em sua passagem pela Bahia e, desta vez, também aplausos dos que foram favoráveis ao discurso.

Yoani comentou sobre a influência do blog "Geración Y", em que é autora, na sua formação de cidadã. “Esse blog  mudou minha vida, me fez uma cidadã melhor, me fez compreender a magnífica capacidade do ser humano para exercer a solidariedade. A solidariedade, por exemplo, de todos os tradutores voluntários que traduzem o meu blog a 20 línguas. O problema é que o sistema que está acostumado a ordenar a solidariedade não entende as espontaneidades”, completou.

Nessa estadia no Brasil, a blogueira ainda tem viagens, por ora, programadas para São Paulo e Brasília. A passagem para Salvador, que estava marcada para amanhã, foi cancelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário