16 de fevereiro de 2013

Novo partido

Ex-senadora e atual vereadora de Maceió, Heloísa Helena (PSOL) participa de lançamento de partido ao lado de Marina Silva (Foto: Iara Lemos/ G1)

A ex-senadora Marina Silva participou hoje de um evento que marcou o lançamento de um novo partido para disputas eleitorais.

Trata-se do Rede Sustentabilidade, que foge do padrão tradicional ao não usar o termo "Partido" para as legendas que disputam os pleitos. A nova legenda será incluída nas eleições presidenciais de 2014, da qual Marina será candidata provável por esse novo partido. A palavra a usar nas urnas eletrônicas será "Rede". Seu número ainda não foi definido.

O nome do partido foi anunciado pela própria Marina Silva. A escolha se deu com base em sugestões feitas por militantes na internet. O lançamento oficial da legenda ocorreu em um evento realizado neste sábado, em Brasília.
"O nome é uma coisa muito importante porque é isto que vai constituir o nosso significado", disse Marina.

Antes de anunciar o nome do partido, Marina e outros integrantes da coordenação geral do Rede Sustentabilidade fizeram uma serie de discursos reforçando o programa da nova legenda. Segundo Marina, o novo partido não se enquadra nos conceitos de situação nem de oposição, mas terá posições formadas.

Provável candidata a presidência em 2014, Marina diz acreditar na política como um processo vivo, e destaca o sucesso da campanha de 2010, quando se candidatou a presidente. Não foi ao segundo turno, mas teve uma expressiva marca de 20 milhões de votos, ganhando de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) no Distrito Federal. Na época, Marina concorria ao pleito pelo Partido Verde (PV).

Nos anos 80, ela ajudou na fundação do PT (Partido dos Trabalhadores), do qual se licenciou em 2008, na época em que era ministra do meio-ambiente.

Além do "Rede", um novo partido já foi fundado no ano passado e estará presente nas eleições de 2014. Trata-se do PEN, Partido Ecológico Nacional, que terá o número 51 em sua legenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário