1 de janeiro de 2013

A posse dos prefeitos

Hoje foi dia dos municípios brasileiros verem seus prefeitos eleitos em 2012 assumirem os seus cargos e, juntamente com os vereadores, formarem os novos parlamentos que iniciarão atividades legislativas em fevereiro. Veja abaixo algumas das principais cidades que conheceram (ou reconheceram) os novos prefeitos.

Haddad fez um breve discurso após tomar posse como prefeito de São Paulo (Foto: Alex Vieira/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Na maior cidade do país, Fernando Haddad (Partido dos Trabalhadores) tomou posse como prefeito de São Paulo, junto com 55 vereadores. Na sede da Prefeitura, foi realizada a transição de cargo, que era de Gilberto Kassab (Democratas) desde 2006. Petista disse durante discurso de posse acreditar que "haja amor em SP". O PT volta a administrar a cidade após 8 anos, quando Marta Suplicy entregou o cargo para José Serra (PSDB), derrotado por Haddad.

Prefeito e Governador do Rio (Foto: Alexandre Durão/ G1)

Reeleito com folga no Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB) inicia seu segundo mandato com o anúncio de corte nos gastos públicos, que chegarão a até 10% . Prometeu também criar 277 escolas integrais até o último ano de seu mandato, em 2016, quando a cidade receberá os Jogos Olímpicos.

Marcio Lacerda toma posse para seu segundo mandato à frente da Prefeitura de BH  (Foto: Pedro Triginelli / G1)

Belo Horizonte também reelegeu seu antigo prefeito, Márcio Lacerda (PSB). Ele, seu vice-prefeito Délio Malheiros (PV) e mais 41 vereadores foram empossados na Câmara Municipal de BH. Lacerda foi reeleito no primeiro turno (assim como Eduardo Paes) vencendo o petista Patrus Ananias, ex-ministro do Desenvolvimento Social.

Prefeito ACM Neto juntamente com sua vice, Célia Sacramento (Foto: Ruan Melo)

Em Salvador, ACM Neto (DEM), filho do ex-senador Antônio Carlos Magalhães (morto em 2007), foi empossado sob festas, cercado de expectativas para seu mandato. ACM chegou a chorar durante a posse e pediu "paciência" e prometeu trabalho duro.

Gustavo Fruet na Câmara de Curitiba (Foto: Divulgação)

Gustavo Fruet (PDT) discursa para parlamentares durante sua posse, na Câmara de Curitiba. No primeiro pronunciamento oficial como o responsável pela prefeitura da capital paranaense, afirmou que terá um início de mandato difícil. De acordo ele, a situação que ele e a equipe descobrem a cada dia se demonstra complicada. Na avaliação de Fruet, os próximos quatro anos será repleto de desafios e considera que terá uma série de vitórias e derrotas dentro do legislativo municipal.

Prefeito de Goiânia, Paulo Garcia discursa ao tomar posse (Foto: Adriano Zago/G1)

O prefeito reeleito de Goiânia Paulo Garcia (PT) tomou posse no Teatro Rio Vermelho, por volta das 17h. No discurso, o petista disse esperar fazer uma administração responsável.

Cerimônia de posse do prefeito eleito de Manaus, Artur Neto, do vice-prefeito, Hissa Abrahão, e dos vereadores da CMM teve atraso de 50 minutos no Teatro Amazonas (Foto: Tiago Melo/G1 AM)

Com atraso de 50 minutos, o famoso Teatro Amazonas assistiu a posse do prefeito Artur Neto (PSDB) e outros 41 vereadores. Segundo os responsáveis pelo cerimonial, o atraso no evento ocorreu devido à demora de alguns vereadores para chegar ao teatro na tarde desta terça-feira (1º). Mesmo com o mau tempo, um público de cerca de 100 pessoas estava reunido na área externa do local aguardando a chegada dos políticos.

Outras milhares de cidades, Brasil afora, também empossaram e reempossaram seus administradores para os próximos quatro anos.

FOTOS: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário