29 de janeiro de 2013

As piores tragédias incendiárias

FOTOS: o adeus às vítimas (Editoria de Arte/G1)

FOTO: G1

A tragédia da boate Kiss é considerada a segunda maior do Brasil em número de mortes, e a terceira no mundo em casos envolvendo casa noturna. Nesse post, relembre outras grandes tragédias nacionais e internacionais que causaram enorme comoção.


A maior tragédia não natural no Brasil ocorreu em 17 de dezembro de 1961, no Gran Circus Norte Americano, que passava pela cidade de Niterói (RJ). 503 pessoas morreram num grande incêndio, que foi causado por um funcionário demitido dias antes, por motivos de vingança. A grande maioria das vítimas eram crianças.


Em São Paulo, no dia 1º de fevereiro de 1974, pelo menos 168 pessoas morreram no trágico e inexplicável incêndio do Edifício Joelma. As cenas de pessoas se jogando do alto do prédio correram o mundo. Completa 39 anos nesta sexta-feira, mesmo dia da semana em que a tragédia aconteceu.


Em fevereiro de 1986, o Rio de Janeiro presenciou cenas terríveis com o incêndio no edifício Andorinhas. 21 pessoas morreram. Foi o último grande incêndio de um prédio. De lá para cá, não houve registros de outro caso grave assim.

BOATES


A pior tragédia ocorrida numa boate foi datada de 28 de novembro de 1942, em Boston, Estados Unidos. Um incêndio em uma palmeira de mentira espalhou-se rapidamente pelo estabelecimento, e as portas de emergência não funcionaram adequadamente. O resultado foi de 492 mortes.


Em segundo lugar vem a tragédia de Luoyang, na China, ocorrido em 25 de dezembro de 2000. Na ocasião, um problema elétrico provocou o incêndio na pista de dança, e deixou 309 mortes.


Agora atrás da tragédia de Santa Maria, e com causas semelhantes ao ocorrido por aqui, vem a triste "Tragédia de Cromagnon", que comoveu a Argentina no final de 2004, mais precisamente em 30 de dezembro. Um sinalizador incendiou o teto, causando o incêndio em instantes. 194 pessoas morreram. O gerente da discoteca e dois funcionários responsáveis pela segurança foram condenados a prisão posteriormente.

Além de mais alguns outros incidentes nos Estados Unidos, outras tragédias similares aconteceram em países como Filipinas e Rússia. No país asiático, o dia 18 de março de 1996 teve a morte de 160 pessoas numa boate noturna, no maior acidente da história do país em número de mortes.

Em 2009, na cidade russa de Perm, 154 mortes foram registradas durante um show de fogos artifícios dentro de um clube fechado.

A COBERTURA SEGUE NESTA TERÇA-FEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário