19 de janeiro de 2013

Luto e investigação

'Ninguém sabe o que aconteceu', diz sobrinha de Walmor Chagas

Walmor Chagas morre aos 82 anos
O ator Walmor Chagas, de 82 anos, foi encontrado morto na tarde de ontem, na chácara onde vivia em Guaratinguetá, interior de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, que fez vistoria no local, o ator estava sentado em uma cadeira, já sem vida, com uma perfuração na cabeça, mais uma arma sobre as mãos.

O sítio onde o ator vivia fica no bairro Gomeral, na zona rural de Guaratinguetá. O local é de difícil acesso. Bombeiros dizem que receberam um chamado às 17h15, mas só conseguiram chegar ao local por volta das 18h30. As causas da morte seguem sob investigação.

Segundo o caseiro da chácara, que trabalha por lá há 30 anos, Walmor Chagas não apresentava algum problema de saúde nos últimos dias, mas apenas se preocupava com a diabetes.

Na tarde de hoje, o corpo de Walmor foi cremado, em cerimônia que foi restrita a parentes e amigos, em São José dos Campos.

CARREIRA

Com mais de 60 anos de carreira, o gaúcho Walmor de Souza Chagas atuou em mais de 40 peças, cerca de 20 filmes e 30 novelas. Era considerado um dos grandes artistas do teatro nacional.

Ele nasceu em Alegrete, no Rio Grande do Sul, em 28 de agosto de 1930. No começo dos anos 50, foi para São Paulo em busca de uma chance no cinema.

Em 1952, Chagas fundou o Teatro das Segundas-Feiras, com Ítalo Rossi, encenando “Luta até o amanhecer”, de Ugo Betti. Ele estreou no Teatro Brasileiro de Comédia em 54, na peça “Assassinato a domicílio”, de Frederick Knott, com direção de Adolfo Celi.

Ao lado de Eva Wilma, o ator estreou no cinema em “São Paulo Sociedade Anônima” (1965), de Luís Sérgio Person, interpretando Carlos, um jovem da classe média. Sua primeira novela foi na TV Globo em 1974, na trama de “Corrida do ouro”.

Entre os trabalhos mais marcantes na televisão, está "O Grito" (1975), "Vereda Tropical" (1984), "Sonho Meu" (1994) e a minissérie "Os Maias" (2001), pela Globo. Lá, sua última novela foi "A Favorita" (2008). Também fez trabalhos na Record, em que registra-se sua última atuação na TV: a trilogia "Os Mutantes", de 2007 a 2009, sempre em participações especiais.

Walmor Chagas era viúvo da grande atriz Cacilda Becker (1921-1969), com quem viveu durante treze anos e encenou diversas peças teatrais até a morte dela.

É uma perda irreparável, e também inexplicável, para a arte brasileira......

2 comentários:

  1. Pois o delegado que investiga o caso afirmou que o ator se suicidou, hipótese mais provável pois encontraram vestígios de pólvora em suas mãos. Uma pena que ele se foi da pior forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li isso no UOL e reafirmo seu comentário. Não compreendo o porque dele querer ir embora dessa forma!

      Excluir