29 de janeiro de 2013

Luto no basquete

Ary Vidal Basquete (Foto: Divulgação)

Morreu ontem a tarde, aos 77 anos, o ex-técnico da seleção brasileira de basquete Ary Vidal. Desde o fim do ano passado estava sofrendo com problemas cardíacos e renais crônicos, e faleceu em casa. Seu corpo foi enterrado hoje de manhã, no Cemitério do Caju,, zona norte do Rio de Janeiro.

Ary foi o mais emblemático dos técnicos de basquete. Com ele, a seleção brasileira faturou o histórico ouro dos Jogos Pan-Americanos de 1987, em Indianapolis. Na ocasião, o Brasil fez o impossível e venceu os Estados Unidos, na época considerado um "Dream Team", que tinha somente jogadores estrelados da NBA. Antes, conquistou um bronze no Mundial de 1978, nas Filipinas.

O ouro no Pan de 1987 é a imagem mais marcante da carreira de Ary Vidal, mas outros grandes momentos se enfileiraram desde 1959, quando iniciou os trabalhos de técnico ao assumir o Tijuca Tênis Clube, no Rio. Passou por diversos clubes, incluindo Flamengo, Vasco, Fluminense, Minas, Uberlândia e Corinthians de Santa Cruz do Sul, pelo qual foi campeão brasileiro em 1994.
Pela seleção brasileira, o treinador chegou a comandar a equipe feminina, mas por um período curto - em 11 partidas, venceu oito e perdeu três. Na masculina, construiu uma trajetória muito mais sólida, com 124 jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário