17 de janeiro de 2013

Guia Copa do Nordeste (parte 3)

E o Guia da Copa do Nordeste chega na parte mais legal. Começamos a apresentar, um por um, os 16 times que disputarão a competição, em busca de mais um título regional. Hoje, conheçam os grupos A e B.

Antes, abrimos espaço para os direitos televisivos do campeonato. E é o Esporte Interativo quem abraçou a campanha pela volta definitiva da competição. Isso já em 2010, quando transmitiu o campeonato vencido pelo Vitória. Com a causa vencida, tem os direitos de transmissão da Copa até 2022, assim como o contrato atual com a CBF para a realização do mesmo.

O canal esportivo transmitirá, para TV aberta, dois jogos por rodada, sempre nas quartas, quintas, e finais de semana. Já para operadoras como Claro TV, todos os 64 jogos serão transmitidos.

A Globo transmitirá alguns dos jogos, por meio de suas afiliadas nordestinas.

A


Um dos favoritos ao título, o Bahia conta com jogadores "pratas da casa", como o goleiro Omar e o lateral Ávine, que está machucado. Seu maior nome é Kléberson, campeão mundial com o Brasil em 2002. No Tricolor desde 2012, o meia atuou pouco até agora, mas poderá fazer a diferença no Nordestão. De reforços, o Bahia conta com os retornos por empréstimo de Ananias, ex-Portuguesa, e Magno, vindo do rival de grupo Ceará, e contratou o zagueiro Brinner, do Botafogo.

O Ceará fará 100 anos em 2014, mas quer fazer de 2013 um ano de conquistas. Para isso, reforçou seu elenco, tendo seu maior nome na comissão técnica. O ex-jogador e também pentacampeão do mundo, Ricardinho, inicia sua segunda experiência como treinador (a primeira, não muito boa, foi no Paraná). Entre os jogadores, destaca-se o veterano e rodado Magno Alves, que brilhou em sua primeira passagem, em 2010, e voltou no fim do ano passado (estava no Sport). Para a alegria dos torcedores do Vovô.

O ABC terá seu centenário um ano depois do Ceará, em 2015. Para o Nordestão, o time potiguar será comandado pelo experiente técnico Givanildo de Oliveira, e tem como reforços os meias Júnior Xuxa e Hamilton, esse último naturalizado togolês. Sua esperança de gols, mesmo machucado no momento, é Elionar Bombinha, que despontou para o futebol atuando no Comercial-SP, ano passado. Fez gols importantes pelo Mais Querido na Série B passada.

Azarão do grupo A, o Itabaiana de Sergipe tenta surpreender os seus adversários. Venceu o campeonato estadual após sete anos de jejum, e está com sede de mais títulos. O Tricolor Serrano tem como destaque o zagueiro Valdson, que passou por grandes clubes como Flamengo, Botafogo e Corinthians, sem deixar muitas saudades. É mais um "andarilho do futebol"

PRIMEIRA RODADA (horário de Brasília)

19/01 - Ceará x ABC, 17h00, no Presidente Vargas
19/01 - Bahia x Itabaiana, 19h30, no Pituaçu

B



Apesar do rebaixamento para a Série B do Brasileiro, o Sport deixa boa impressão para a temporada de 2013, e é um dos favoritos ao título. Seu maior ídolo, o goleiro Magrão, está recuperado de lesão. No Leão da Ilha desde 2005, ele fez parte de cinco títulos estaduais seguidos e, principalmente, da Copa do Brasil de 2008, quando ganhou do Corinthians na final. Magrão é esperança de grandes defesas. No setor de frente, destacam-se Felipe Azevedo, Hugo e Roger.

Depois de uma grande decepção na Série C do Brasileiro, onde perdeu a vaga para a Série B 2013 em casa, o Fortaleza aspira por dias melhores, e mesmo com um elenco limitado, promete ir longe na disputa. Além do goleiro Flávio, seu principal nome é Ronaldo Angelim, autor do gol do título brasileiro do Flamengo em 2009, que voltou ao clube onde foi revelado nacionalmente.

Sem muita tradição na competição, o Confiança é o outro representante de Sergipe, e não tem grandes nomes no elenco. Mas foi desse time o artilheiro do Nordestão 2010. Cristiano Alagoano fez onze gols naquele campeonato. Hoje, está no Guarany de Sobral.

Fundado em 1991, o Sousa da Paraíba é o maior novato da competição. Tem apenas dois títulos estaduais, de 1994 e 2009, e sua maior curiosidade é ter um dinossauro em seu escudo (a cidade de Sousa adota o animal extinto como "mascote"). Seu principal jogador, Eduardo Rato, é formado das categorias de base.

PRIMEIRA RODADA (horário de Brasília)

20/01 - Sousa x Sport, 16h00, no Marizão
20/01 - Confiança x Fortaleza, 16h00, no Batistão

O ponto alto de ambos os grupos ocorrerá na terceira rodada, em 27/01. Os jogos entre Fortaleza x Sport e Ceará x Bahia farão a reinauguração do Castelão, primeiro estádio pronto para a Copa-2014, em uma rodada dupla de encher os olhos do torcedor mais fanático.

Amanhã, a última parte do Guia, trazendo tudo sobre os grupos C e D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário