23 de janeiro de 2013

Sem muitas zebras

tesfaye Lungu zambia x etiopia (Foto: AP)drogba costa do marfim x togo (Foto: Getty Images)
Sangweni  angola x africa do sul (Foto: Reuters)

A Copa Africana de Nações prosseguiu nessa semana com o término da primeira rodada e, hoje, com o início da segunda. E marcou, principalmente, o tropeço da atual campeã Zâmbia contra uma seleção que não disputava o campeonato havia três décadas.

O Grupo C, disputado na última segunda, em Nelspruit, teve seus dois jogos terminados em 1 a 1. No primeiro, vários fatos inusitados incrementaram o duelo entre Zâmbia e Etiópia. Mais pela conduta etíope, que no primeiro tempo perdeu um pênalti e, depois, seu goleiro, expulso (e machucado). Os zambianos abriram o placar com Mbesuma. Seria um segundo tempo fácil para os zambianos?

Errado, a Etiópia foi valente e arrancou o empate com Girma.

Mas mais valente ainda foi Burkina Faso, que buscou o empate com a Nigéria aos 49 minutos do segundo tempo, no último lance de uma disputada partida. O gol marcado por Traore incendiou o estádio de cores listradas, representando fielmente as "zebras" que iniciaram tal grupo. Emenike havia aberto o placar para os nigerianos.

No grupo D, realizado ontem em Rustenburg, a Costa do Marfim abriu sua caminhada com uma vitória difícil em cima de Togo, por 2 a 1. Yayá Touré abriu o placar, e Akité empatou. Aos 42 do segundo tempo, Gervinho decretou a vitória.

Mais dramática ainda foi a vitória de Tunísia sobre Argélia, em um clássico da língua árabe. Com um golaço de M´Skani, aos 45 do segundo tempo, o campeão africano de 2004 venceu por 1 a 0 o campeão de 1990. Na próxima rodada, marfinenses e tunisianos definem quem se classificará tão logo para as quartas-de-final.

Hoje, pelo grupo A, a anfitriã África do Sul deu uma alegria para seus torcedores. Com gols de Sangweni e Majoro, aliada a uma boa partida tática, os sul-africanos venceram Angola por 2 a 0, complicando a vida dos adversários. Mas talvez nem tanto, já que Marrocos e Cabo Verde empataram o segundo jogo em 1 a 1. Os cabo-verdianos saíram na frente com Platini (nome em homenagem ao ex-jogador francês). Arabi empatou na segunda etapa.

Amanhã, tem a segunda rodada do grupo B, e Gana tenta sua primeira vitória em um difícil duelo contra Mali. O outro jogo será entre Níger e R.D. Congo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário