25 de janeiro de 2013

Final marcada


UPGRADE: ESTA REPORTAGEM FOI PRONTIFICADA NA NOITE DE ONTEM, E PROGRAMADA PARA SER PUBLICADA NA MANHÃ DE HOJE, MAS POR ALGUMA FALHA DO BLOGGER, O POST NÃO SAIU NA HORA CERTA.
COM ATRASO, AQUI VAI A REPORTAGEM ABAIXO. NO SÁBADO, A REPORTAGEM DA FINAL ESTARÁ PRONTA.

Muralha goiana e moicano santista decidirão final da Copa SP

Não era a mais provável das finais, mas deu isso.

Santos e Goiás decidirão, nesta sexta-feira, às 10hs, no Pacembu, o campeão de 2013 da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em uma decisão marcada pelo ineditismo.

Enquanto o Peixe alcança sua quarta decisão na história - campeão em 1984 e vice em 1982 e 2010, o Goiás fez história na competição. Com classificações marcantes, envolvendo disputas de pênaltis e um exímio goleiro capacitado a isso, o time é o primeiro do Centro-Oeste a alcançar a final da Copinha.

Só lembrando, nas 44 edições, apenas 3 não tiveram paulistas nas finais: 1971 (Fluminense x Botafogo), 1980 (Internacional x Atlético-MG) e 2011 (Flamengo x Bahia).

O Peixe chega a final após uma grande vitória por 3 a 2 em cima do bem apostado Palmeiras, em clássico que lotou a Arena Barueri. Neilton, com cabelo moicano à lá Neymar, e jogadas brilhantes, fez os três gols da vitória. Tem estrela!

Estrela goiana é o goleiro Paulo Henrique. Muralha, aliás. Exímio pegador de pênaltis, defendeu "só" quatro na semifinal contra o Bahia, após empate de 1 a 1 no tempo normal e vitória de 3 a 0 nos pênaltis. Explica-se: defendeu dois no tempo normal, e mais dois nas penalidades. A outra acertou o travessão.


O técnico do Santos, Claudinei Oliveira, terá o retorno de três jogadores: Lucas Otávio, Alison e Giva estão à disposição depois de cumprirem suspensão contra o Palmeiras. Giva, inclusive, era o titular na vaga ocupada por Neilton. O lateral-direito Douglas, com uma lesão no tornozelo, ainda é dúvida. A equipe deve ser escalada com: Gabriel Gasparotto; Canavarros, Walace, Jubal e Emerson; Lucas Otávio, Alison, Pedro Castro e Léo Cittadini; Neilton (Giva) e Diego.
No Goiás, o técnico Augusto César não poderá contar com o lateral-direito Clayton Sales e o zagueiro Yago, suspensos. Por outro lado, o volante Rodrigo e o zagueiro Felipe voltam ao time. Péricles entra na lateral, e Ray sai para a entrada de Rodrigo. A provável escalação será: Paulo Henrique; Péricles, Felipe, Allef e Mário Sérgio; Rodrigo, Túlio, Liniker e Jarlan; Erik e Paulo.

AS CAMPANHAS

Paulinho goleiro do Goiás defendendo pênalti contra o Bahia (Foto: Marcos Bezerra / Ag. Estado)

Com dez gols marcados e três sofridos, o Goiás fez campanha perfeita no grupo L, realizado em Leme. Na fase final, teve que passar por duas vezes nas penalidades. Mas ao mesmo tempo humilhou o Vasco.

4 x 0 Guarani
3 x 2 Guarany-SE
3 x 1 Lemense
5 x 1 Vasco
2 x 0 Mogi Mirim
1 (4) x 1 (1) São Paulo
1 (3) x 1 (0) Bahia

Neilton gol santos (Foto: Levi Bianco / Ag. Estado)

O Peixe jogou até as quartas-de-final em Jaguariúna, por sinal a mesma cidade que sediou os jogos da campanha vitoriosa do Corinthians em 2012, tirando a final. No grupo V, foi bem verdade que marcou apenas quatro gols, mas não sofreu nenhum. Na fase seguinte, assim como o Goiás, passou pelas penalidades por duas vezes e teve, antes, uma vitória de 5 a 1, sobre o Náutico.

3 x 0 Remo
1x0 São Mateus-ES
0x0 Corinthians-AL
5x1 Náutico
1 (4) x 1 (3) Grêmio Osasco
1 (4) x 1 (3) Audax
3x2 Palmeiras

TV: RedeTV!, Rede Vida, ESPN Brasil e Sportv mostrarão a decisão ao vivo. Já a Globo, ao contrário dos últimos anos, optou por não exibi-la, nem mesmo para os Estados representados na final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário