19 de janeiro de 2013

Clássico paulista

Juninho do Cruzeiro na partida contra o Palmeiras na Copa Futebol Júnior (Foto: Wagner Carmo / VIPCOMM)Santos e Audax-SP, Copa São Paulo (Foto: Denny Cesare / Futura Press)

A Copa São Paulo de Futebol Júnior encerrou as oitavas-de-final, e já iniciou as quartas. E definindo mais ainda o mata-mata, a primeira semifinal está definida, e será paulista.

Palmeiras e Santos venceram seus jogos de hoje e garantiram passagem para as meias-finais. Enquanto o Peixe passou novamente pela disputa de pênaltis, contra o Audax, o Verdão goleou o Cruzeiro em jogo disputadíssimo em Barueri, por 4 a 2. A equipe mineira lamentou bastante a eliminação, pois esteve melhor que o adversário em alguns momentos da partida.

Antes, nas oitavas-de-final, o maior destaque foi a goleada do São Paulo sobre o Fortaleza, por 4 a 0. Enfrenta amanhã, as 10hs, o Goiás pelas quartas-de-final. O Esmeraldino passou pelo Mogi Mirim por 2 a 0.

O outro duelo das quartas é entre Grêmio e Bahia. Ambos passaram pelas penalidades para definir este duelo. Enquanto os gaúchos passaram pelo Atlético-MG por 4 a 2 (após 2 a 2 no tempo normal), os baianos sofreram mais contra o Juventude. Depois de um empate sem gols, venceram o rival gaúcho por 9 a 8 em disputa emocionante. O duelo de tricolores será às 14hs de amanhã, em São Paulo.

Voltando a primeira semifinal definida, o Palmeiras luta para chegar a sua terceira final (as outras foram em 1971 e 2003) e, consequentemente, pelo título inédito. Chega à fase pela sétima vez (na última, em 2010, caiu justamente diante do Santos, nos pênaltis. O Peixe perderia o título contra o São Paulo.). Se for campeão, coroará o suceso do técnico Narciso nas categorias de base, já que ele foi campeão em 2012 comandando o Corinthians.

O Santos tenta reconquistar o título que não vem desde 1984.

Independentemente dos resultados de amanhã, uma coisa ficou certa. Pelo quarto ano seguido, três dos quatro semifinalistas são times da Série A do Campeonato Brasileiro (o Verdão é o intruso da vez). A última vez que a fase só teve times da elite foi em 2009. Na ocasião, Corinthians, Avaí, Atlético-PR e São Paulo chegaram nessa fase. O Timão conquistou o título ao vencer o Furacão.

A última final que teve um time que não era da elite brasileira aconteceu em 2008, com o Rio Branco-SP. Perdeu para o Figueirense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário