18 de janeiro de 2013

Guia Copa do Nordeste (última parte)

No último dia do Guia da Copa do Nordeste, apresentamos os detalhes dos grupos C e D. Mesmo não sendo os mais equilibrados, prometem jogos empolgantes.

C



Papa títulos do Nordestão, o Vitória montou um time competitivo e busca o hexa, valorizado pelo retorno à elite do Brasileirão. Todos os setores estão bem reforçados. No ataque, a contratação de Lúcio Maranhão mexeu com a imprensa nordestina. O camisa 9 anotou mais de 40 gols no ano passado, jogando pelo ASA de Arapiraca, ironicamente, rival  na chave. No meio campo, Renato Cajá, de boa passagem por Ponte Preta e Botafogo, retorna do futebol chinês. Na zaga, Victor Ramos defende o clube há dois anos. E no gol, Deola (foto) deu conta do recado em jogos importantes no ano passado, onde a torcida o acolheu após passar maus momentos no Palmeiras. O técnico é Caio Júnior.

No América-RN, Galatto ainda não tem previsão de retorno aos campos (Foto: Matheus Magalhães/GLOBOESPORTE.COM)

Campeão de 1998 em cima do Vitória, o Mecão tem a chance de fazer uma "revival" da decisão daquele ano, para infernizar o rival. Isso, já nesse domingo. No elenco comandado por Roberto Fernandes, destaca-se o goleiro Galatto, ídolo da torcida do Grêmio por participar, heroicamente, da "Batalha dos Aflitos", que é o nome dado ao jogo que marcou o acesso gremista à Série A do Brasileiro de 2006, pelas consequências dramáticas que tomou. Recuperou-se de uma grave lesão. O capitão é o zagueiro Édson Rocha, que já atuou mais de 100 vezes no time.


ASA de Arapiraca é o time lembrado por muitos grandes como aquele que eliminou o Palmeiras na Copa do Brasil de 2002, e até hoje é vangloriado por esse feito (reencontrará o Verdão, pela Série B desse ano). Querendo deixar a "fama" de lado, o time alagoano conta com um elenco suficiente para se manter na segunda divisão nacional, onde está desde 2010. E conta com um jogador peculiar: Valdivia, cujo nome foi inspirado no ídolo palmeirense. Coincidência ou não, vive machucado.


Responsável por desbancar o Náutico (melhor time nordestino do Brasileirão 2012) no último Campeonato Pernambucano, o Salgueiro se destaca positivamente no seu Estado, mas não vem tendo sorte no cenário nacional. Após cair da Série B em 2011, caiu de novo, e disputará a Série D em 2013. Com um elenco limitado, tem em sua esperança de gols o rodado atacante Marciano, que já jogou no Coritiba. Curiosamente, ele também exerce a profissão de advogado...

PRIMEIRA RODADA (horário de Brasília)

19/01 - Salgueiro x ASA (17h00), no Cornélio de Barros
20/01 - América-RN x Vitória (17h00), no Nazarenão

D



O Santa Cruz é um gigante do Brasil quando se trata de torcida. Dono das melhores médias de público de todas as divisões, mesmo quando amargava a Série D, o Cobra Coral quer alcançar sua primeira decisão no campeonato, prometendo lotar o estádio Arruda em todos os jogos. E conta com um elenco de bom padrão. Começando pelo goleiro e capitão Tiago Cardoso. Na zaga, César Lucena, ex-Sport, é o camisa 3. No meio, tem Luciano Sorriso. E o pilar vem do ataque. Contratado em 2012, Dênis Marques obteve ótima média de gols e é tido como possível artilheiro da competição. O técnico será Marcelo Martelotte, ex-treinador de base do Santos.


O CRB comemorou 100 anos em 2012, e teve como presente o título alagoano, que não conquistava desde 2002. Mas esse centenário ficou manchado, já que o Club de Regatas Brasil caiu de novo para a Série C. E para apagar as feridas, pretende, ao menos, chegar entre os oito melhores times do Nordeste, em uma chave tecnicamente fraca. É reforçada pelo zagueiro Rogélio.


De recente passagem pela Série B em 2009, o Campinense, atual campeão paraibano, mas em momento inferior ao rival Treze, em âmbito nacional, busca aspirar por dias melhores. E com um elenco limitado, tenta ao menos surpreender os favoritos Santa Cruz e CRB. Tinha no atacante Warley sua esperança de gols. Tinha, pois o experiente atacante, que defendeu São Paulo, Palmeiras e seleção brasileira, acertou com outro rival paraibano, o Botafogo-PB, para disputar o Paraibano 2013.


Emergente absoluto da competição, o Feirense é o terceiro representante baiano. Fundado só em 2007, conseguiu o acesso para a primeira divisão do Estado no mesmo ano. Mandou seus jogos na pequena cidade de Senhor do Bonfim, mas, como sugere o nome, jogará em Feira de Santana durante o Nordestão.

PRIMEIRA RODADA (horário de Brasília)

19/01 - Feirense x Campinense (19h30), no Joia da Princesa
20/01 - Santa Cruz x CRB (19h30), no Arruda

É isso, chega ao fim o Guia mais completo da Copa do Nordeste na internet. No sábado, a bola começa a rolar para a, talvez, edição mais comemorada de todas, porque é uma competição que voltou, e para ficar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário