15 de janeiro de 2013

Guia Copa do Nordeste (parte 2)

No segundo dia do Guia da Copa do Nordeste, veja como foram os campeonatos depois dos anos 2000, o cancelamento e, por fim, a volta definitiva do mais apaixonante campeonato regional do país.


2000

Esse foi, talvez, o campeão mais emblemático de todos. O Sport lotou a Ilha do Retiro, seu estádio, desde o primeiro jogo. Nas quartas-de-final, perdeu para o Treze-PB em Campina Grande por 2 a 0. Com a força da torcida, fez 3 a 0 e seguiu em frente. Na semifinal, passou pelo surpreendente Poções da Bahia. E na grande final, dois empates de 2 a 2 com o Vitória garantiram o título, já que havia feito melhor campanha na primeira fase. Depois do título, chegou às quartas-de-finais do Brasileirão daquele ano. Ano perfeito sob o comando de Emerson Leão, que foi treinar a Seleção Brasileira, sem sucesso.


2001

O Sport estava disposto a manter sua força maior na região, após um belo ano 2000, mas o Bahia não deixou. E no ano em que o campeonato passou a ser de pontos corridos, lotando ainda mais os estádios em jogos decisivos. O Náutico, com a melhor campanha, parecia que iria faturar o título em seu centenário, mas perdeu na semifinal para o Sport. Já o inspirado Bahia, que contava com o lateral Daniel Alves, hoje no Barcelona, eliminou o Fortaleza.
Mais de 65 mil pessoas acompanharam a vitória de 3 a 1 do tricolor baiano sobre o Leão da Ilha, com show do atacante Nonato, autor de dois gols.
O Bahia repetiria o Sport de 2000, pois chegou as quartas-de-final do Brasileirão de 2001. Com um time que deu o que falar nacionalmente.


2002

O filme se repetiu em 2002, e o Bahia faturou o bi-campeonato, que seria seu último título iniciando um jejum que se encerrou em 2012, com o Campeonato Baiano.
O título daquele ano, enfim, veio em um duelo com o rival, na terceira decisão Ba-Vi do Nordestão. E, novamente, Nonato marcou dois gols no jogo decisivo, que terminou em empate de 2 a 2 (o Bahia venceu o primeiro por 3 a 1). O formato de pontos corridos se repetiu, mas as finais ganharam jogos de ida e volta. Náutico e Santa Cruz foram os outros finalistas.


2003

Depois de quatro anos, o Vitória faturou o quarto título, mas sem muita comemoração. Em 2003 a CBF adotou o sistema de pontos corridos para o Campeonato Brasileiro, inchando o calendário nacional. E com vários times desistindo da edição de 2003, o regulamento teve de ser remodelado, de modo que alguns times entrassem no decorrer do certame. Ao todo, 12 times participaram desse campeonato, que teve só 14 partidas. Curto e sem graça, e numa final que tinha o Fluminense de Feira-BA como adversário. O Nordestão seria cancelado em 2004, mesmo tendo mais anos de contrato vigente com a CBF.


2010

Seria o fim triste de um campeonato amado pelo fã do futebol. Mas depois de muitas tentativas frustradas, enfim ele conseguiu uma "brecha" no calendário e voltou em 2010. Mas sem muito alarde, como acontecera em 2003. E com direito a início em plena época que se realizava a Copa do Mundo. 15 times, ao invés de 16 (o Sport desistiu), disputaram o campeonato em pontos corridos. Como alguns dos participantes priorizavam outros campeonatos, times juniores eram usados em algumas rodadas da competição. E justamente o Vitória, que usou dessa base, acabou como campeão.
Na final, realizada em 1º de dezembro, o Vitória venceu de virada o ABC-RN por 2 a 1. CSA-AL e Treze foram os outros finalistas.
Lembrando que, dias depois do 5º título, o rubro-negro seria rebaixado para a Série B do Brasileiro. Dias antes da final nordestina, o ABC ganhou a Série C.



Depois de dois anos sem realização, finalmente o Nordestão volta em 2013, para ficar de vez. Assim como de 1997 a 2003, a CBF cuidará do campeonato, com contrato firmado até 2022.
Com formato de fase de grupos e uma taça inspirada na da Liga dos Campeões da Europa, a divisão dos grupos ficou definida dessa forma, em sorteio realizado em setembro do ano passado.

A TAÇA

Com o formato bem definido, a taça está fazendo, desde o dia 9, um "tour" pela Região Nordeste, onde já passou pelas cidades de Salvador, Aracaju, Maceió e Recife. Hoje, passou por Campina Grande. Na quinta, chega à Natal, para que, finalmente no sábado, termine seu tour em Fortaleza, mesma cidade onde ocorre o jogo de abertura do campeonato, entre Ceará e ABC.

Amanhã, confira em detalhes os times dos grupos A e B

Nenhum comentário:

Postar um comentário