4 de janeiro de 2013

Bola rolando

A bola vai rolar de vez no futebol brasileiro. Começa hoje a Copa São Paulo de  Futebol Júnior mais inchada de todas. Em sua 44º edição, o torneio, que é uma vitrine para o surgimento de novos talentos, atinge 100 times pela primeiríssima vez, e comete uma "exclusão" no alfabeto brasileiro, pois os grupos são letrados de A a Z, sem a letra Y.

O primeiro jogo será entre São Mateus-ES x Corinthians-AL, às 14hs, em Jaguariúna. Em seguida, a mesma cidade receberá o primeiro jogo envolvendo um grande clube. O Santos, que tenta o título que não ganha desde 1984, enfrenta o Remo-PA. Outros jogos "de destaque" para esta sexta são Cruzeiro x São Caetano, às 18hs, e São Paulo x União Rondonópolis-MT, às 21hs.

O atual campeão, Corinthians, joga em Araras e faz sua estreia no domingo, às 17hs, contra o XV de Piracicaba, enquanto que o vice Fluminense debuta contra o Atlético Acreano.

Sempre candidato ao título, o Palmeiras tem um reforço importante para a luta do caneco inédito: o técnico Narciso, que era treinador do arquirrival no ano passado. Nomes como Bruno Dybal e Vinícius já despontaram no time profissional.

Confira a geografia da competição.


SÃO PAULO
América, Atibaia, Audax, Botafogo, Comercial, Corinthians, Desportivo Brasil, Ferroviária, Flamengo, Francana, Grêmio Barueri, Grêmio Osasco, Grêmio Prudente, Guarani, Guaratinguetá, Juventus, Lemense, Linense, Marília, Mirassol, Mogi Mirim, Monte Azul, Nacional, Noroeste, Novorizontino, Palmeiras, Paulista, Penapolense, Ponte Preta, Portuguesa, Red Bull, Rio Preto, Santo André, Santos, São Caetano, São Carlos, São José, São Paulo, Sertãozinho, Sumaré, Taubaté, União São João, Velo Clube, XV de Piracicaba

Arte ESPN
REGIÃO NORTE
AMAZONAS: Nacional
ACRE: Atlético
RORAIMA:São Raimundo
RONDÔNIA: Espigão
PARÁ: Paysandu
AMAPÁ: Santos
TOCANTINS: Tocantinópolis

REGIÃO NORDESTE
ALAGOAS: ASA e Corinthians

BAHIA: Bahia, Vitória e São Francisco
CEARÁ: Fortaleza
MARANHÃO: Americano e Lideral
PARAÍBA: Botafogo
PERNAMBUCO: Náutico, Santa Cruz e Sport
PIAUÍ: Barras
RIO GRANDE DO NORTE: ABC e América
SERGIPE: Confiança e Guarany


Arte ESPN
REGIÃO SUDESTE
MINAS GERAIS: Atlético, Itaúna, América e Cruzeiro
ESPÍRITO SANTO: Desportiva e São Mateus
RIO DE JANEIRO: Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo

REGIÃO CENTRO-OESTE
MATO GROSSO DO SUL: Aquidauanense e Guaicurus
GOIÁS: Goiás, Atlético e Vila Nova
DISTRITO FEDERAL: Cruzeiro e Gama
MATO GROSSO: Rondonópolis e União

REGIÃO SUL
RIO GRANDE DO SUL: Grêmio, Juventude, Internacional e Caxias
PARANÁ: Coritiba, Atlético e Paraná
SANTA CATARINA: Figueirense, Criciúma e Avaí

A televisão estará muito presente na cobertura do campeonato. Nada menos que Rede TV!, Rede Vida, Sportv, ESPN e ESPN Brasil transmitirão a competição desde seu início, lembrando que os dois primeiros canais passarão os jogos em menor quantidade. A Globo, detentora dos direitos, transmite apenas a final, apenas para os Estados participantes do mesmo.

Relembre alguns grandes nomes do futebol atual que foram revelados nesta competição nos últimos anos:



Kaká assinava como Cacá em 2000 quando liderou a equipe do São Paulo campeão da edição de 2000, ao marcar os gols do título em cima do Juventus-SP. No ano seguinte, voltaria a marcar dois gols em decisão, dessa vez contra o Botafogo-RJ, no Torneio-Rio São Paulo. Desde 2003 joga no futebol europeu, onde passou boas temporadas no Milan, e está no Real Madrid.


Vágner Love liderou o Palmeiras no ano em que o time mais chegou perto do título. Em 2003, perderam a decisão para o Santo André nos pênaltis, mas Love foi o artilheiro da competição. A seguir, subiu para o profissional, e foi o craque do time campeão da Série B do mesmo ano. Com muitos gols, foi vendido para o CSKA da Rússia, em 2004. Teve um breve retorno ao Verdão em 2009, e depois foi para o Flamengo, onde jogou em 2010. Voltou para o CSKA, e está novamente no Fla.



Dinelson foi o camisa 10 do Corinthians que foi campeão da Copinha por duas edições seguidas, em 2004 e 2005. Mesmo brilhando nas categorias de base, não teve o mesmo sucesso profissionalmente, já que uma série de lesões o atrapalhou no Timão. Atualmente, joga no Paraná.



Em 2007, o Cruzeiro bateu o São Paulo nos pênaltis e quebrou um período de 9 anos em que só times paulistas haviam ganhado a Copa SP. E o craque daquele ano foi Guilherme, que logo se profissionalizou e teve ótimas atuações, mas foi vendido ainda em 2007 para o Dínamo de Kiev. Curiosamente, hoje joga no rival Atlético-MG.



Neymar e Lucas são simplesmente as maiores revelações que a Copinha trouxe nos últimos anos. A "Joia Santista" jogou as edições de 2008 e 2009, sempre com belas atuações. Não ganhou títulos, mas  eles viriam no profissional. E muitos.
Já Lucas começou a carreira no Corinthians, e por isso era chamado de Marcelinho. Foi para o São Paulo ainda com esse nome, ganhando o campeonato de 2010 nos pênaltis, justamente contra o Santos. Em setembro daquele ano, passaria enfim a ser chamado de Lucas.



Negueba não se firmou profissionalmente, mas já havia despontado no Flamengo ainda em 2010, fazendo até gol. E em 2011, fez o do título rubro-negro em cima do Bahia. Em 2013, jogará no São Paulo.



O Corinthians de 2012 alçou diversos nomes para o futebol profissional. Destaque para Antônio Carlos, autor dos dois gols na final contra o Fluminense, por 2 a 1. Detalhe que o zagueiro começou sua carreira de base no time carioca. Outro zagueiro, Marquinhos, foi emprestado para a Roma. E o meia Giovani fez parte do elenco campeão mundial em dezembro, além de já ter marcado um golaço em jogo contra o Grêmio.
Para 2013, a maior aposta fica em Rivaldinho, filho do ainda jogador Rivaldo.

FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário