19 de janeiro de 2013

Vexame histórico e renascimento

 Felipe Anderson, Brasil e Peru, Sub-20, AP (Foto: Agência AP)
O que era inimaginável aconteceu. O ano da Seleção Brasileira começou de maneira trágica, irrepreensível.

A seleção sub-20 perdeu para o Peru por 2 a 0, na noite de ontem, em San Juán, Argentina. Com o resultado, o Brasil está fora do hexagonal final do campeonato e, por consequência, fora do Mundial Sub-20, que será realizado na Turquia. Com isso, não poderá defender o título que ganhou em 2011. Desde 1979 que a seleção não fica sem disputar esse campeonato.

Assim como o Brasil, a Argentina também fez feio e não disputará o Mundial da categoria pela segunda vez seguida (foi bicampeã em 2005 e 2007).

Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Equador foram as seleções que sobraram para a disputa final. Classificam-se para o Mundial as quatro melhores. A fase começa amanhã, e vai até o próximo dia 3.

handebo, Thiago Santosl Brasil  (Foto: Agência EFE)

Se o futebol brasileiro deu esse vexame incrível, ao menos o handebol masculino traz boas notícias esportivas. E como são boas.

A equipe derrotou Montenegro por 26 a 25 e assegurou uma das quatro vagas de seu grupo para as oitavas-de-final do Mundial de Handebol, disputado na Espanha. Desde 1999 que não alcançam essa fase, o que representa um ressurgimento do handebol masculino, que não disputou as Olimpíadas de 2012. A equipe feminina está entre as dez melhores do mundo, e recentemente teve eleita sua melhor jogadora da modalidade, Alê.

O Brasil classificou-se na terceira posição, atrás das potências europeias Alemanha e França, essa última atual campeã olímpica. A Tunísia foi a outra classificada. Além de Montenegro, Argentina fez parte do grupo A.

Nas oitavas-de-final, a seleção encara a Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário