7 de janeiro de 2013

Festa de gala

messi fifa prêmio melhor do mundo bola de ouro (Foto: AFP)

Messi leva o tetra de melhor do mundo; Neymar perde gol mais bonito do ano

A Fifa realizou nesta segunda-feira sua festa de gala anual, em parceria com a  revista francesa "France Football", fazendo a entrega das "bolas de ouro" aos futebolistas e técnicos que mais se destacaram em 2012.

E não deu outra. Na principal das premiações, o argentino Lionel Messi faturou pelo quarto ano seguido o título de melhor jogador do mundo. Um feito que jamais nenhum outro jogador havia alcançado anteriormente. O francês Michel Platini, atual presidente da UEFA, chegou mais perto, com um tri-campeonato consecutivo, de 1983 a 1985, quando jogava pela Juventus (o prêmio era concedido somente pela France Football à época).

Já sob a chancela da Fifa, Ronaldo e Zinedine Zidane são os outros ex-craques a conquistarem a Bola de Ouro por três vezes, não consecutivas. O Fenômeno ganhou em 1996, 1997 e 2002, enquanto que o francês faturou em 1998, 2000 e 2003.

Messi venceu a disputa de 2012 contra Cristiano Ronaldo e seu companheiro de Barcelona, Andrés Iniesta.

Miroslav Stoch fifa prêmio melhor do mundo bola de ouro (Foto: AFP)hope solo Abby Wambach fifa prêmio melhor do mundo bola de ouro (Foto: AFP)

O Brasil concorreu em duas importantes categorias da festa de gala, mas não ganhou.

A maior surpresa (ou não) das premiações aconteceu no Prêmio Puskas de gol mais bonito do ano. Neymar tentava o bi-campeonato após o golaço anotado contra o Internacional, em partida vencida pelo Santos por 3 a 1, na Libertadores do ano passado. Outro concorrente de peso foi o colombiano Radamel Falcao (também chamado de Falcao García), do Atlético de Madrid. Sua indicação valeu pelo chutão de voleio num amistoso contra o América de Cali.

Mas foi o eslovaco Miroslav Stoch, do Fenerbahce, que venceu a disputa, graças ao voleio de fora da área. A façanha aconteceu em partida do Campeonato Turco, no dia 3 de março. Curioso é que a cobrança de escanteio daquele lance veio dos pés de Alex, que jogará no Coritiba em 2013.

O responsável pela entrega do prêmio foi o ex-jogador colombiano Carlos Valderrama, e sua lendária cabeleira.

Já entre as mulheres, deu Estados Unidos. Abby Wambach venceu a disputa que tinha a compatriota Alex Morgan e a brasileira Marta, que já ganhou cinco Bolas de Ouro da categoria, de 2006 a 2010. Wambach e Morgan foram as principais jogadoras da seleção norte-americana, que disputou e venceu a competição feminina de futebol nas Olimpíadas de Londres, da qual a seleção brasileira foi eliminada nas quartas-de-final pelo Japão (país vencedor do prêmio de 2011, por Homare Sawa).

E tinha mais americana fazendo festa na categoria, já que foi a goleira Hope Solo que entregou o prêmio a sua colega de seleção.

OUTROS PRÊMIOS

MELHOR TÉCNICO MASCULINO: o futebol espanhol esteve plenamente representado na categoria, vencida por Vicente Del Bósque, treinador da seleção espanhola campeã da Eurocopa 2012. Os outros concorrentes eram Josep Guardiola, ex-técnico do Barcelona, e o português José Mourinho, do Real Madrid.

MELHOR TÉCNICO FEMININO: a sueca Pia Sundhage levou o prêmio credenciada por comandar a seleção norte-americana campeã olímpica. Venceu dois homens na disputa: o japonês Norio Sasaki (vencedor de 2011) e o francês Bruno Bini.

FAIR PLAY: Seleção do Uzbequistão

SELEÇÃO DA FIFA fifa prêmio melhor do mundo bola de ouro (Foto: AFP)

A Fifa ainda apresentou a Seleção do Ano de 2012. Nela, só deu Barcelona e Real Madrid, com cinco representantes cada, e mais o "intruso" Falcao García, representando o outro time espanhol, Atlético de Madrid. Os brasileiros Daniel Alves e Marcelo estão escalados pelas laterais.

A seleção ficou formada da seguinte maneira:
Goleiro: Iker Casillas (Real Madrid)
Lateral esquerdo: Marcelo (Real Madrid)
Primeiro zagueiro: Gerard Piqué (Barcelona)
Segundo zagueiro: Sergio Ramos (lateral de origem) (Real Madrid)
Lateral direito: Daniel Alves (Barcelona)
Meio de campo: Xabi Alonso (Real Madrid), Xavi (Barcelona) e Iniesta (Barcelona)
Ataque: Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Falcao García (Atlético de Madrid)

Em relação a seleção de 2011, haviam dois jogadores do Manchester United: o zagueiro sérvio Nemanja Vidic e o atacante inglês Wayne Rooney. Deram lugar a Marcelo e Falcao, respectivamente.

48 jogadores concorreram as onze vagas do time ideal. Entre eles, Neymar, que ficou na 13º posição.

2 comentários:

  1. Tenho de admitir. O Messi joga muito, no Barcelona, já na seleção argentina ele teve alguns lampejos e pra ele só falta ganhar a Copa do Mundo, tomara que não seja aqui no Brasil hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do jeito que a coisa vai, é capaz que isso aconteça mesmo. Até porque Messi começou a jogar de vez o mesmo futebol que tanto encanta no Barcelona. Mas acredito no hexa brasileiro!

      Excluir